Tchau Fraldas – Desfralde: Como tirar a fralda do bebê

qual a idade correta de tirar a fralda

Como tirar a fralda do bebê

As fraldas são uma grande aliada das mamães e papais, auxiliando no cuidado e bem-estar do seu bebê, e facilitando o processo de limpeza de necessidades dos pequenos.

Mas, mesmo sendo essa grande aliada, uma hora ou outra é necessário começar o processo de desfralde de seu bebê. Para pais de primeira viagem, esse processo pode ser muito complicado, justamente pela falta de experiência.

Até mesmo pais experientes podem sofrer com isso, quando tiveram, por exemplo uma menina antes, e não sabem como desfraldar menino.

como desfraldar menino

Caso os pais não se munam com informações suficientes, o momento do desfralde poderá ser bastante estressante e frustrante. A informação é sua maior aliada nesses momentos, e o ideal é fazer a consulta nos lugares certos para ter informações boas e mais completas sobre a diferença do desfralde entre meninos e meninas.

No geral, os meninos costumam demorar mais tempo para largar a fralda do que as meninas, pois eles naturalmente demoram mais para amadurecerem, porém isso não é nenhuma regra que você deva se basear.

Outro fator determinante é a presença de um irmão mais velho do mesmo sexo, meninos que tem um irmão mais velho acabam se espelhando nesse irmão e largando as fraldas mais cedo do que aqueles que não tem. A figura paterna as vezes pode também influenciar nesse ponto, ou até mesmo um avô, caso o pai não possa ser presente.

Caso você perceba que o seu bebê já tem o controle das necessidades fisiológicas você acaba se deparando com a grande questão, como desfraldar menino? Será que é tão diferente assim do desfralde de meninas?

Como desfraldar menino?

Não existe uma regra que dite exatamente como desfraldar menino, mas existem algumas dicas que costumam ajudar bastante nesse momento, principalmente para quem teve uma menina primeiro.

O menino costuma tentar se espelhar numa figura do mesmo sexo inicialmente, então, é importante que haja algum exemplo que ele possa seguir em casa e tente imitar no banheiro. É especialmente efetivo quando é um membro da família, como o papai, o vovô, o irmão se tiver, menino aprendem com maior facilidade por imitação inicialmente.

Justamente pelo mesmo fator listado acima, é importante que caso haja pessoas do sexo feminino na casa, elas não tentem ensinar a essa criança como fazer suas necessidades, principalmente urinar. Ele irá tentar imitar a mulher ao invés do homem, e acabará começando a fazer xixi sentado.

Um passo importante no momento do desfralde é a compra dos acessórios apropriados para isso, você pode optar pelo penico ou por aqueles adaptadores para o vaso sanitário. O adaptador de vaso sanitário é uma opção bastante buscada, uma vez que evita aquela situação de ter que lavar, como ocorre com um penico, uma situação não muito agradável.

Apesar dessa situação de ter que lavar o penico, ele é bastante útil e usado pois oferece mais autonomia para o bebê, uma vez que ele pode ir e fazer uso do penico sozinho, diferente do adaptador de vaso, pois, como o vaso acaba sendo alto para o tamanho do bebê ele precisa de ajuda para poder alcançar o vaso e descer dele.

Ambos têm suas vantagens e desvantagens. Tentar fazer a adaptação com ambos não é uma opção descartada também, basta saber em que momento usar qual tipo de acessório.

Outra dica que pode ajudar como desfraldar menino é comprar cuecas, tente comprar aquelas com personagens e estampas divertidas que atraiam a atenção do seu pequeno, leve ele junto para fazer a compra de novas cuecas.

desfralde noturno

A compra e utilização de cuecas irá reforçar a ideia que ele está crescendo, que agora já é grandinho e que pode usar cuecas iguais as do papai, isso torna o momento divertido e acaba entusiasmando o bebê, e o deixando mais animado com a troca da fralda para a roupa íntima.

Como tirar a fralda do bebê? Essas e diversas outras dicas de como desfraldar menino e as diferenças entre o desfralde do menino para a menina estão presentes no nosso e-book gratuito que você pode encontrar e baixar aqui.