Segurança dos bebês: Dicas para evitar acidentes com bebês de 0 a 3 meses

Portrait of happy smiling mother caressing her baby lying in cot

Ele NUNCA deve ficar sozinho

Mesmo os recém-nascidos não devem ficar sozinhos, porque eles podem virar ou girar o corpo. Os lugares mais perigosos para eles são: banheira, carro, superfície levantada como um trocador e uma cama de adulto. Assim, se por exemplo o telefone tocar, o bebê precisa ser levado junto com você.

Ele NUNCA deve ser sacudido

É normal que nos primeiros dias sejam difíceis, pois você pode não entender o porquê de o bebê estar chorando. Ficar irritada algumas vezes é natural, mas independentemente do quão frustrada esteja, não agite ou sacuda a criança. Ele pode ter a síndrome do bebê sacudido que causa efeitos dramáticos nele.

Dormindo

Para diminuir as chances de ocorrer a síndrome da morte súbita, o pequeno deve dormir na posição de barriga para cima em um colchão que seja firme. O colchão deve ficar justo no berço sem espaço para o bebê ficar preso nas laterais. Sempre verifique se não há nada quebrado e se o berço possui o selo do INMETRO.

Os cobertores, travesseiros, protetores de berço, almofadinhas, bichinhos de pelúcia e enfeites podem ser lindos, mas não devem fazer parte do berço enquanto o bebê estiver nele. Quanto menos coisa houver, mais seguro e local se torna, pois, além do risco de sufocamento, o excesso de objetos ajuda o bebê a escalar o berço.

Na hora de colocá-lo para dormir, escolha um macacão quente ou um pijama para ele usar ao invés da manta, pois ela pode enroscar no bebê e sufoca-lo.

Temperatura

Para o recém-nascido, o ideal é que fique em uma temperatura ambiente confortável. Ele possui uma menor capacidade de ajustar a temperatura do corpo como um adulto. Isso é porque eles só conseguem suar em volta da cabeça. A cabeça precisa ficar descoberta e se a cabeça estiver úmida de suor retire uma camada de roupa.

Banho

Na hora de dar banho utilize o encosto da banheira para auxiliar no banho, mas não proporcionam uma real segurança. Infelizmente, alguns bebês acabam se afogando ou escorregando no encosto. O bebê não deve ficar sozinho na banheira, e o uso de tapetes antiderrapantes podem ser de grande ajuda na hora em que as mamães estão dando banho.

Brinquedos

indicação da faixa etária dos brinquedos deve sempre ser seguida, pois crianças menores costumam usar os sentidos para interagirem com o ambiente ao seu redor e acabam colocando os brinquedos na boca. Se um brinquedo possui alguma peça pequena que pode se solta facilmente deve ficar longe. Além disso, alguns brinquedos destinados a crianças maiores podem soltar tinta tóxica e acabar sendo colocados na boca.

Fique de olho no selo de qualidade e segurança do INMETRO.

Ele não deve dormir na cama dos pais

Deixar a criança no próprio berço para dormir pode não ser fácil, mas os pais nunca devem levar o bebê para dormir na própria cama. Isso é muito perigoso, pois podem dormir também e acabar sufocando o filho.

Protetores nas grades do berço

Os protetores acolchoados nas grades do berço são contraindicados, porque o bebê pode acabar com em baixo do protetor e sufocar. Os pais pensam que colocando os protetores a criança não irá prender o braço ou os pés entre as grades. Porém, o ideal é as hastes das grades tenham uma distância entre si que impeça que isso aconteça.

Chupetas e prendedores

Chupetas e prendedores que são customizados podem representar um grande perigo, porque peças que foram coladas podem acabar se soltando e serem engolidos. Além disso, as tintas e colas usadas podem ser tóxicas. Todas as chupetas precisam ter o selo de aprovação do INMETRO.

Outros perigos em casa

Qualquer objeto pesado ou que pode se quebrar deve ficar longe do alcance de criança de qualquer idade.

berço e o trocador não devem ficar perto das janelas e das cortinas.

Fique atento quando estiver com o bebê no colo para não tropeçar ou cair, e acabar acontecendo um grande acidente. Coloque luzes noturnas e tapetes antiderrapantes em pontos estratégicos e instale corrimão nas escadas.

Por fim, nunca deixe o seu bebê fora da vista de um adulto responsável.