Ele NUNCA deve ficar sozinho
Mesmo os recém-nascidos não devem ficar sozinhos, porque eles podem virar ou girar o corpo. Os lugares mais perigosos para eles são: banheira, carro, superfície levantada como um trocador e uma cama de adulto. Assim, se por exemplo o telefone tocar, o bebê precisa ser levado junto com você.
Ele NUNCA deve ser sacudido
É normal que nos primeiros dias sejam difíceis, pois você pode não entender o porquê de o bebê estar chorando. Ficar irritada algumas vezes é natural, mas independentemente do quão frustrada esteja, não agite ou sacuda a criança. Ele pode ter a síndrome do bebê sacudido que causa efeitos dramáticos nele.

Dormindo
Para diminuir as chances de ocorrer a síndrome da morte súbita, o pequeno deve dormir na posição de barriga para cima em um colchão que seja firme. O colchão deve ficar justo no berço sem espaço para o bebê ficar preso nas laterais. Sempre verifique se não há nada quebrado e se o berço possui o selo do INMETRO.
Os cobertores, travesseiros, protetores de berço, almofadinhas, bichinhos de pelúcia e enfeites podem ser lindos, mas não devem fazer parte do berço enquanto o bebê estiver nele. Quanto menos coisa houver, mais seguro e local se torna, pois, além do risco de sufocamento, o excesso de objetos ajuda o bebê a escalar o berço.
Na hora de colocá-lo para dormir, escolha um macacão quente ou um pijama para ele usar ao invés da manta, pois ela pode enroscar no bebê e sufoca-lo.
Temperatura
Para o recém-nascido, o ideal é que fique em uma temperatura ambiente confortável. Ele possui uma menor capacidade de ajustar a temperatura do corpo como um adulto. Isso é porque eles só conseguem suar em volta da cabeça. A cabeça precisa ficar descoberta e se a cabeça estiver úmida de suor retire uma camada de roupa.
Banho
Na hora de dar banho utilize o encosto da banheira para auxiliar no banho, mas não proporcionam uma real segurança. Infelizmente, alguns bebês acabam se afogando ou escorregando no encosto. O bebê não deve ficar sozinho na banheira, e o uso de tapetes antiderrapantes podem ser de grande ajuda na hora em que as mamães estão dando banho.
Brinquedos
A indicação da faixa etária dos brinquedos deve sempre ser seguida, pois crianças menores costumam usar os sentidos para interagirem com o ambiente ao seu redor e acabam colocando os brinquedos na boca. Se um brinquedo possui alguma peça pequena que pode se solta facilmente deve ficar longe. Além disso, alguns brinquedos destinados a crianças maiores podem soltar tinta tóxica e acabar sendo colocados na boca.
Fique de olho no selo de qualidade e segurança do INMETRO.
Ele não deve dormir na cama dos pais
Deixar a criança no próprio berço para dormir pode não ser fácil, mas os pais nunca devem levar o bebê para dormir na própria cama. Isso é muito perigoso, pois podem dormir também e acabar sufocando o filho.
Protetores nas grades do berço
Os protetores acolchoados nas grades do berço são contraindicados, porque o bebê pode acabar com em baixo do protetor e sufocar. Os pais pensam que colocando os protetores a criança não irá prender o braço ou os pés entre as grades. Porém, o ideal é as hastes das grades tenham uma distância entre si que impeça que isso aconteça.
Chupetas e prendedores
Chupetas e prendedores que são customizados podem representar um grande perigo, porque peças que foram coladas podem acabar se soltando e serem engolidos. Além disso, as tintas e colas usadas podem ser tóxicas. Todas as chupetas precisam ter o selo de aprovação do INMETRO.
Outros perigos em casa
Qualquer objeto pesado ou que pode se quebrar deve ficar longe do alcance de criança de qualquer idade.
O berço e o trocador não devem ficar perto das janelas e das cortinas.
Fique atento quando estiver com o bebê no colo para não tropeçar ou cair, e acabar acontecendo um grande acidente. Coloque luzes noturnas e tapetes antiderrapantes em pontos estratégicos e instale corrimão nas escadas.
Por fim, nunca deixe o seu bebê fora da vista de um adulto responsável.