Saiba 3 dicas para Ajudar seu Bebê a Dormir

Uma boa noite de sono é fundamental para o desenvolvimento de uma criança, pois, nesse momento, são liberados os hormônios do crescimento. Mas, colocar o seu bebê no berço para dormir pode ser um grande desafio. Para maioria dos pais, é preciso persistência e paciência.

Motivos para o bebê não dormir bem

Barriga cheia demais

Não é bom colocar o bebê para dormir logo após mamar ou qualquer outro tipo de alimento. A barriga fica pesada e acaba causando mal-estar ou até uma regurgitação. 

ideal é alimentá-lo duas horas antes de deitá-lo. A refeição da noite deve ser feita com alimentos mais fáceis de digerir, como sopas. O leite pode ser dado, mas sem exagero com um volume maior do que o normal para o bebê. Outra coisa importante é que, quando o bebê arrota, as chances de ele regurgitar no sono é menor. Por isso, na hora de colocá-lo para mamar, a cabeça deve ficar mais elevada que o resto do corpo e não totalmente deitado.

Eles não sabem como dormir sozinhos

São poucos os bebês que nunca mostram alguma dificuldade para ir para a cama e dormir, mas isso é umaexceção à regra. A maior parte deles não conseguem adormecer sozinhos, sendo necessário balançá-lo ou dar algo para ele segurar enquanto dormem por exemplo. 

Mas, nos seus 3 primeiros meses, não adianta tentar colocá-lo para dormir durante toda a noite. Isso só será possível a partir do seu quinto mês.

Falta de rotina

Para uma vida saudável é preciso criar uma rotina de sono. Bebês a partir dos 5 meses devem começar a ir para a cama no mesmo horário para dar continuidade ao sono noturno. Nessa fase ele já consegue produzir a melatonina, que ajuda a dar a sonolência para dormir.

Costume de dormir no colo

Normalmente, os pais embalam o bebê no colo na hora de fazê-lo dormir. Mas, isso o ensinará que é dessa forma que ele deve adormecer. Assim, quando ele despertar durante a noite poderá chorar e se assustar.

Para que isso não ocorra, a criança logo no início de aprender a pegar no sono no seu berço. O colo não proporciona uma boa posição para que ele durma. O ideal é que depois de mamar e colocá-lo para arrotar no colo, espere alguns minutos para deitá-lo no berço acordado.

Dormir com Tv ligada

Deixar o bebê adormecer vendo a tela da televisão, tablets e computadores não é bom. Ele pode ficar mais agitado e ter dificuldade para relaxar e pegar no sono. Isso pode se tornar um costume desde de pequeno e continuar conforme a criança vai crescendo, com tempo do sono fica reduzido.

Doenças  

As doenças e enfermidades podem atrapalhar o descanso dele. Algumas são epilepsia, asma, apneia do sono, etc. Se ele apresenta dificuldade para respirar enquanto dorme é melhor procurar pelo pediatra.

3 dicas para ajudar o seu bebê dormir

Rotina de sono

Se o seu bebê já completou os 5 meses, comece a criar uma rotina de sono para ele. Ela vai ajudá-lo a ter um sono mais tranquilamente, sendo que, normalmente, começam a querer adormecer entre 17h30 e 18h30. O bebê precisa de 11h de sono para descansar. Para ajudar, acalme-o com um bom banho morno algumas horas antes da hora de dormir e o alimente quando estiver próximo da hora de colocá-lo para dormir. Estabeleça uma rotina que apresente horários específicos para cada atividade que deve ser feita com o bebê.

Assim, que ele mostrar sinais de sono faça-o relaxar.

Bebê independente

É preciso ter cuidado com os métodos que usa para fazer o bebê dormir, porque eles podem ser algo prejudicial com o tempo. Um exemplo disso é dormir com a chupeta na boca. 

Quando a criança começa com esse hábito, não consegue mais pegar no sono sem ela. Quanto mais cedo ele aprende a dormir por conta própria, mais rápido vai aprender a se acalmar quando acordar a noite.

Ambiente confortável

O quarto do bebê precisa ter uma boa circulação de ar, pouca luz e ser silencioso. Ele não deve dormir com roupas desconfortáveis e uma quantidade exagerada de cobertas. E, o berço deve ser o único lugar para ele dormir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here