O que providenciar para a chegada do bebê?

chegada de um bebê na família traz muitas emoções, como alegria, medo, ansiedade. Algumas mudanças são necessárias para manter a segurança em certos lugares da casa. A rotina muda, sendo preciso exercitar a paciência e mostrar disposição para que a adaptação do bebê na família seja mais tranquila.

Os horários para dormir, comer e se banhar acabam mudando, não tendo mais um tempo livre. Para a mãe a situação é sempre pior, porque o bebê ainda não possui horários definidos para dormir ou comer e ela precisa acompanhar a rotina dele.

Ter calma é essencial, pois se tornar mãe e pai não é algo que acontece da noite para o dia. Não existem pais perfeitos, pois é um processo de aprendizagem com a experiência. 

O que fazer com a chegada do bebê?

Casa limpa

Quando nasce, o bebê é muito frágil e leva um tempinho para que o seu organismo fique forte. Ele ainda está começando a entrar em contato com o ambiente fora da barriga da mãe, e a sua exposição a certos elementos nocivos pode ser prejudicial para a sua saúde. Por isso, é importante ter cuidado com a limpeza da casa e, principalmente, do seu quarto.

O quartinho do bebê deve ser limpado com um pano úmido no chão e nos móveis diariamente. Todos os cômodos precisam ser ventilados e arejados, sem infiltrações, mofo ou umidade. Procure um pediatra e se oriente sobre o uso de umidificadores de ar em casa.

Procure não usar qualquer objeto que possa acumular poeira e propiciar a proliferação de microrganismos nocivos. As almofadas e pelúcias nunca devem ser deixados dentro do berço e devem ser limpos com frequência. O berço, as cortinas e o mosqueteiros também devem ser lavados com regularidade

Em relação aos bichos de estimação, eles não representam para a saúde dos bebês. Mas, alguns cuidados devem ser tomados para que não haja alergias. Os animais devem estar sempre tosados para que não solte muito pelo e precisam ficar longe do rosto da criança.

Perigoso afastado 

Tudo o que representa um potencial perigoso precisa ficar longe do bebê. Os objetos devem ficar nas prateleiras mais altas, assim, como, moedas e coisas pequenas que podem ser colocadas na boca.

Produtos de limpeza e medicamentos afastados 

Os produtos de limpeza e medicamentos causam boa parte dos acidentes domésticos com crianças. Eles precisam ser guardados nos lugares mais altos dos armários e nas embalagens originais.

Perigos na cozinha

A cozinha é um lugar perigoso e os bebês maiores nunca devem ficar nela sem um adulto por perto. Mas, quando o fogão estiver ligado, não deve ficar, mesmo com alguém nela. 

Tomada

Quando o bebê aprende a engatinhar, ele começa explorar tudo o que está ao seu redor. Por isso, é necessário ficar de olho e ter mais atenção, principalmente, com as tomadas. Elas devem ficar protegidas com protetores para que ele não coloque os dedinhos ou um de seus brinquedos nos buracos.

Conforto

Por mais fofo que os bebês sejam, só devem comprar aquilo realmente for usar. Tudo deve ser o mais prático possível para que não incomode e proporcione uma maior segurança para eles.

Funcionalidade

Qualquer coisa que seja colocada no quarto precisa ser funcional, como o berço mais alto ou deixar a banheira do bebê no banheiro

Redes de proteção 

As janelas e sacadas precisam ficar abertas para que a casa fique arejada. Porém isso já representa um grande perigo para a segurança de uma criança ou um bebê que já consegue engatinhar. Quando se tem uma criança em casa, é essencial colocar redes de proteção nas janelas e manter as portas fechadas.

Cadeirinha

A cadeirinha do carro será necessária logo na saída do bebê e deve constar na lista do enxoval. Ela é obrigatória e representa uma maior segurança para a criança. No caso dos que possuem só alguns meses, o indicado é o bebê-conforto que ser utilizado até que ele chegue à 9 quilos. 

A cadeirinha deve ficar no banco traseiro e de frente para o encosto, com o cinto de segurança nela.

Escadas

Deve-se usar portões de travamento para que a criança não chegue nas escadas e possa circular com maior liberdade na casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here