O que fazer quando os dentinhos começam a nascer?

Normalmente, os primeiros dentes do bebê começam a aparecer entre 4 e 10 meses. Ele começa a ficar irritado, querendo colocar tudo na boca para ajudar a aliviar a dor e a coceira na gengiva. A quantidade de saliva e a baba, também aumentam, podendo haver algum tipo de machucado, sangramento ou inchaço, e até febre. Mas, a febre pode aparecer como uma possível infecção causada por bactérias, devido ao fato dele colocar mais brinquedos na boca para coçar a gengiva.

Existem algumas formas dos pais ajudarem a aliviar as dores.

Como aliviar as dores do bebê

Massagem de reflexologia

As massagens de reflexologia consiste de uma técnica que ajuda a aliviar a dor no bebê do nascimento de seus primeiros dentes de leite. O recomendado é que seja realizada depois do banho, porque o bebê estará quente, se sentindo confortável, mais limpo e relaxado. A massagem ajuda a diminuir a irritação do bebê por causa dos dentes. Para que ela alivie a dor, deve ser feita nos dois pesinhos, um de cada vez.

Primeiro, você deve pressionar delicadamente o polegar em círculos na parte de trás dos 4 dedos do pé, um a um, chegando até à base do dedinho.

Depois, pressione o polegar dobrado, da unha até à base do dedo, movimentando-se como uma minhoca deslizando. O movimento deve ser repetido por 3 vezes.

Para terminar, pressione delicadamente a zona entre cada dedo do pé do bebê. Isso irá permitir que o seu sistema imunológico e eliminar as toxinas para fora do corpinho dele, ajudando na prevenção das febres e das infecções.

Leite materno frio

Oferecer ao pequeno o picolé de leite materno, é um bom jeito de aliviar a dor do nascimento dos dentes, sendo muito nutritivo e refrescante.

Para fazê-lo, lave bem as mãos e limpe as auréolas, utilizado água e sabão. Retire o leite, eliminando os primeiros jatos de leite para começar a colocado em um recipiente esterilizado. Coloque o recipiente tampado em uma bacia com água fria e pedrinhas de gelo durante 2 minutos. Guarde-o no freezer, por até, no máximo, 15 dias. O picolé de leite só pode ser usado, no máximo, por até 2 vezes por dia.

Massagem na gengiva

Outra forma de aliviar as dores é fazer uma massagem suave na gengiva usando a ponta do dedo bem limpo. Além de ajudar na dor, o bebê acaba sendo distraído.

Brinquedos e outros alimentos frios

Outro método para aliviar a dor, é colocar brinquedos na geladeira e dá-los para o bebê. Caso ele já esteja comendo alimentos pastosos e tomando sucos, você pode servi-los mais frios para ajudar a criança.

Mordedores de borracha

Ofereça mordedores de borracha para que o bebê possa massagear a própria gengiva. Alguns possuem um gel dentro que permite um efeito ainda melhor quando colocados na geladeira.

Gel anestésico

uso do gel anestésico para aliviar o incômodo na gengiva da criança não é recomendado, porque ele causa o aumento da saliva e o efetivo acaba rápido. Além disso, a benzocaína encontrada na maioria dos géis para aliviar a dor da dentição, pode levar a uma má oxigenação dos órgãos.

Higiene da boca

A higienização e o cuidado devem começar antes mesmo que os dentes nasçam. O recomendado é passar uma gaze ou uma fralda limpa umedecida com água filtrada em toda a boquinha, passando pela gengiva, bochechas e língua, retirando os resíduos de leite.

Quando começarem a aparecer os primeiros dentes, você precisa de uma dedeira para uma melhor higienização. Utilize-a para fazer movimentos suaves, sendo um pré treino para a escovação, que começará a partir de 1 ano, usando uma escova de dente macia com pasta de flúor. A pasta de dente precisa de uma concentração de 1.100 ppm de flúor, com uma quantidade equivalente a um grão de arroz. Isso vai evitar que a criança tenha cárie.

E se os dentes ainda não estiverem nascendo?

O nascimento dos dentinhos de bebês pode demora, principalmente, nos prematuros. Porém, caso o bebê já tenha feito 1 ano de idade e não surgiu qualquer sinal de que o dente vai nascer, procure conversar com um pediatra sobre o assunto.