O que faz um bebê de 9 meses

O que faz um bebê de 9 meses – O desenvolvimento da memória da criança já está bastante avançado e ela se torna mais independente

Aos 9 meses de idade, os bebês já estão prestes a começar a andar, e sua memória está cada vez mais desenvolvida, o que torna mais fácil para eles compreender muitas coisas que os pais lhes dizem. E eles continuam querendo conquistar a independência, agora querendo comer sozinhos. Apesar da sujeira que vão fazer nessa empreitada, comer sozinho é um grande passo para o desenvolvimento cognitivo e motor da criança.

Com relação à sua coordenação motora, ela já consegue segurar um objeto em cada mão e avaliar se precisará usar as duas mãos para segurar alguma coisa com base em seu tamanho e peso. Além disso, já aprendeu a apontar para as pessoas ou coisas e também tenta explorar com os dedos todos os orifícios de objetos e brinquedos.

Como já aprendeu o significado de agradar e desagradar as pessoas, a criança de 9 meses costumar repetir o que fez seus pais ou outras pessoas rirem, em busca de reconhecimento e de mais atenção. E um fato bastante curioso é que nessa fase o bebê é bastante sensível com outras crianças e pode até chorar com elas em sinal de solidariedade.9 meses de vida

Aos 9 meses, a criança passa a dormir mais, até 14 horas diárias, e faz até 6 sestas durante o dia. Esses pequenos intervalos de descanso são muito importantes para que elas recarreguem as baterias e, desde que não sejam longos, não vão atrapalhar o sono noturno. Aliás, por estar acostumado com as sestas diurnas, o bebê que acorda durante a noite aprende a voltar a adormecer sozinho, criando bons hábitos de sono.

No entanto, por causa da agitação provocada pelo aprendizado mais intenso a partir dos 9 meses de idade, é possível que apareçam distúrbios do sono (dificuldade de dormir), que poderão durar alguns meses. Não se preocupe, isso é normal, e está associado aos importantes marcos de desenvolvimento pelos quais a criança está passando.

Na fase dos 9 meses de vida, o bebê começará a querer subir pequenos degraus engatinhando, passará a utilizar o movimento de pinça para pegar objetos (apenas com o polegar e o indicador), baterá palmas, reconhecerá a própria imagem no espelho, conseguirá beber líquidos sozinho, acenará com as mãos, reconhecerá nomes (inclusive o seu) e imitará sons simples.

A partir dessa idade os pais devem introduzir alimentos como peixe, legumes, ovo, iogurte e leguminosas à dieta do pimpolho. E não devem desistir à primeira rejeição dele a qualquer um desses alimentos – estudos mostram que é preciso tentar pelo menos 8 vezes até que o bebê aprenda a gostar da comida.

Dos 9 aos 12 meses de vida, a criança vai experimentar uma fase única de crescimento e mudança que é particularmente caracterizada pelo aumento de sua autonomia e pelo desenvolvimento de suas capacidades.Os alimentos assumem uma parte muito importante de seu cotidiano, tornando-se também essenciais no processo de desenvolvimento e de aprendizagem.

Veja Também →  O que faz um bebê de 8 meses

Veja Também →  O que faz um bebê de 10 meses

O que faz um bebê de 9 meses – E prepare-se para segurar a sua fera: aos 9 meses os bebês engatinham em uma velocidade impressionante, e se deslocam para todo lado, fortalecendo todos os músculos de que irão necessitar para a próxima etapa – a de andar. Portanto, fique atento ao seu bebê o tempo todo, porque em questão de segundos ele terá se movido de um canto para o outro do aposento.