O que faz um bebê de 7 meses

7 meses de vida

O que faz um bebê de 7 meses – Nessa fase a criança começa a querer se socializar e a estar na companhia de outros bebês

Os 7 meses de vida do bebê marcam aquele momento em que mães e pais se assustam e percebem que daqui a pouco o seu filhotinho já será independente e não precisará mais deles para tudo – sensação que traz alívio e tristeza ao mesmo tempo.

É nessa fase, por exemplo, que a criança já consegue se sentar sozinha, sem precisar de ajuda ou de apoio para se elevar, e é capaz de controlar sua postura quando está sentada. Com todo esse controle, não demorará muito e ela estará engatinhando (dentro de um mês, mais ou menos).

Essa capacidade de se movimentar sem a necessidade de ajuda de um adulto fornece à criança uma sensação incrível de realização e até de poder, o que é de extrema importância para a sua autoestima, porque ela percebe que já não precisa de ajuda para ir de um ponto a outro ou para pegar um brinquedo com o qual quer se entreter.

Como o bebê começará a se movimentar muito mais, e às vezes sem que você perceba, é imprescindível preparar a casa para essa fase, tornando-a segura para que a criança possa se movimentar com liberdade – colocando portões nas escadas, coberturas nas tomadas, dispositivos de segurança para fechar gabinetes e portas etc.

cuidados bebe de 7 meses

No que diz respeito à alimentação, o seu bebê de 7 meses irá se tornar um gourmet. Ele terá suas próprias preferências gastronômicas e simplesmente se recusará a comer alguma coisa que você considera uma delícia e que jamais acharia que ele iria recusar. Mas você logo se acostumará com as preferências dele e aprenderá rapidinho a adaptar o cardápio para atender as suas preferências.

Com relação às emoções e relações pessoais, a criança irá começar a se comunicar com outros bebês e a utilizar todas as competências que adquiriu até aqui para estabelecer essas novas relações e a própria comunicação – ela irá rir, tagarelar, gesticular e, em certo ponto, irá parecer que está de fato “conversando” com as outras crianças. E isso acontecerá não apenas com as crianças com as quais ela está acostumada a conviver, mas com as que nunca viu também.

Aos 7 meses de vida, o bebê estará explorando sistematicamente tudo ao seu redor, inclusive os objetos. Ele irá querer pegar tudo com as mãos, levará as mãos à boca e fará tudo com bastante controle de movimentos, testando seu próprio equilíbrio.

Sempre que possível o bebê irá preferir ficar sentado, e tentará puxar o próprio corpo para cima, para ficar de pé. Nessa fase, é importante que ele conte o tempo todo com o estímulo externo e o apoio dos pais.

É bem provável que nessa fase a criança já consiga engatinhar, arrastando-se ou rolando no chão em direção ao local aonde quer chegar ou a um objeto que quer alcançar. A linguagem também continuará a se desenvolver, e ela usará cada vez mais sílabas com vogais e consoantes, como “dá-dá”, “pá-pá” ou “má-má”. Mas também será capaz de chorar alto e emitir sons agudos e a manifestar sua vontade com irritação.

Veja Também →  O que faz um bebê de 6 meses

Veja Também →  O que faz um bebê de 8 meses

O que faz um bebê de 7 meses – No final do sétimo mês de vida, o bebê irá começar a desenvolver a memória, um marco de extrema importância para que ele aprenda a ter novas experiências. Seu bebê está crescendo muito rápido agora, então aproveite cada fase e cada momento com ele!