O Que Faz um Bebê de 5 Meses

cuidados aos 5 meses

O Que Faz um Bebê de 5 Meses? Nesta fase a criança está tão encantada com suas descobertas que passa horas repetindo-as

Aos 5 meses de idade, o seu pequeno estará quase se sentando sozinho e seu desenvolvimento físico passará a ser muito rápido. Nessa fase, ele ficará tão encantado com suas descobertas que passará horas e horas repetindo-as, como se fossem as coisas mais interessantes do mundo. E para ele elas serão mesmo.

Quando está deitado de barriga para baixo, ele já consegue levantar os braços e as pernas, ficando com as costas arqueadas, e quando está deitado de barriga para cima vai conseguir levantar a cabeça e até os ombros do chão. E o mais impressionante: seu pimpolho vai até conseguir e sentar por alguns segundos sem ajuda de ninguém, embora logo comece a se inclinar para a frente. Independentemente disso, esse progresso é incrível.

A partir dos 5 meses de vida, deixe o seu bebê brincar no chão de bruços, para que ele possa trabalhar os músculos do pescoço ao levantar a cabeça para olhar tudo ao seu redor.

Mas atenção: fique sempre por perto e jamais o deixe sozinho, para evitar acidentes. Além disso, coloque várias almofadas e muitos travesseiros ao redor dele, a fim de que ele não se machuque.

Esses movimentos de levantamento da cabeça quando estiver de bruços vai ajudar o seu bebê a treinar o controle da cabeça, habilidade da qual ele irá precisar quando já conseguir ficar sentado.

bebes de 5 mesesNa fase dos 5 meses a criança também fará movimentos para cima e para baixo com as perninhas quando você a segurar de pé em seu colo, porque sua musculatura já está se fortalecendo e se desenvolvendo.

É a partir dos 5 meses que terá início aquele hábito que a maioria das mães acha irritante – o de levar as coisas à boca. Parece que o bebê quer descobrir o mundo pelo gosto que as coisas têm, e ele levará tudo à boca. Essa fase merece atenção e cuidados redobrados, especialmente com brinquedos muito pequenos ou que têm peças e componentes que podem ser engolidos.

Conforme o seu bebê aprende novos sons, ele também aprenderá a assoprar e a fazer bolinhas de saliva – o cuspe, se você quer a palavra exata para isso. E como já foi dito, nessa etapa da vida as crianças estão tão impressionadas com suas próprias descobertas que vão repeti-las inúmeras vezes. Algumas serão bastante irritantes para você, mas lembre-se de que todas são parte importante do desenvolvimento do seu bebê.

Aos 5 meses, continue alimentando o bebê no peito, e aproveite esse momento para fazer carinho nele e curtir o contato com ele em seu colo. Ele estará apreciando cada segundo desse ritual também, acredite. Em pouco tempo, ele começará a lhe dar sinais de que está pronto para comer alimentos sólidos. Você notará isso principalmente pelo interesse que ele irá demonstrar pelos alimentos que outras pessoas estão comendo.

O intelecto da criança também começará a se desenvolver a partir dos 5 meses de vida. Ela irá interagir cada vez mais com você, com outras pessoas e com o mundo ao seu redor, e participará de brincadeiras que lhe ensinarão que simples ações têm consequências.

Nessa fase, seu pimpolho passará a reconhecer objetos ao visualizar apenas uma parte deles, não precisando vê-los na sua totalidade para saber o que são.

Veja Também →  O que faz um bebê de 4 meses

Veja Também →  O que faz um bebê de 6 meses

O Que Faz um Bebê de 5 Meses – O mais impressionante é que a criança irá aprender a perceber de onde um determinado som se origina e irá prestar mais atenção à sua boca quando você estiver falando, começando a balbuciar consoantes, como o “m” e o “b”. Seu filho ainda passará a reconhecer o próprio nome e irá se virar quando você o chamar. Não é impressionante o que os bebês podem fazer antes mesmo dos 6 meses de vida?