O que faz um bebê de 4 meses

cuidados aos 4 meses

O Que Faz um Bebê de 4 Meses – De balbuciar a levantar a cabeça e os ombros, aos 4 meses os bebês já demonstram até preferências

Aos 4 meses de vida a interação dos bebês com os pais e com o mundo que os cerca aumenta consideravelmente. Eles já são capazes de balbuciar, sorrir e demonstrar cada vez mais interesse pelas pessoas e por objetos. Além disso, quando deitados de barriga para baixo, conseguem levantar a cabeça e os ombros do chão.

É nessa fase que eles também começam a demonstrar preferências por tipos diferentes de objetos – brinquedos, por exemplo – e dão risada quando são estimulados por adultos. Aos 4 meses de vida, tudo é brincadeira para os bebês, desde o banho até a mamada ou as saídas para passear. Por isso, eles sorriem com bastante frequência.

O sono da criança também começa a se regularizar ainda mais aos 4 meses de vida, e ela passa a dormir menos, mas também dorme mais tempo sem interrupção – chegando a ficar 9 horas seguidas dormindo. Mas isso não é regra, porque alguns bebês continuam dormindo curtos períodos de tempo ininterruptamente. Como norma geral, aos 4 meses a criança dormirá de 9 a 12 horas durante a noite e fará duas sestas diurnas de 2 a 3 horas cada.

bebes de 4 meses Normalmente, os principais sinais de desenvolvimento aos 4 meses de vida do bebê são puxar os cabelos de um adulto que se aproxima dele, rir, prestar atenção a vozes, distrair-se sozinho, começar a realizar ações orientadas, dominar totalmente o equilíbrio da cabeça, segurar coisas com ambas as mãos, virar a cabeça em todas as direções, dar pontapés no ar quando deitado de barriga para cima e ficar sentado alguns segundos com apoio.

É nessa fase que as crianças passam a apreciar ficar no colo dos adultos, além de gostar de ficar sem roupa e sair para passear. Elas mostram muito mais calma e tranquilidade quando estão com a mãe a partir dos 4 meses, e ficam mais brincalhonas e agitadas quando estão com o pai. Além disso, já conseguem emitir vários sons e gritinhos diferentes.

A alimentação do bebê de 4 meses deve continuar sendo o leite materno, mas se isso não for possível existem diferentes tipos de leito adaptado que podem ser comprados no mercado como alternativa. É nessa fase que os pediatras recomendam a introdução de frutas cruas ou cozidas e até de papinhas sem glúten, uma vez que o intestino da criança já apresenta maior maturidade e ela já está pronta para a introdução de novos paladares.

O quarto mês de vida do bebê também marca a definição final da cor de seus olhos, e ele deixará de ter um olhar com aparência meio estrábica. Além disso, é nessa fase que ele conseguirá impulsionar seu corpo para cima usando os braços e, em seguida, fará o mesmo com as pernas.

A visão da criança continua evoluindo, mas aos 4 meses de vida a coordenação entre a mão e a visão ainda não estará totalmente desenvolvida. Uma das principais características dessa fase é que o bebê aprende a gargalhar, o que fará todo mundo ao redor rir com ele. Ele ficará ainda mais atento à voz humana e até tentará imitar a entoação da voz da mãe.

Mais um fato curioso da coordenação motora das crianças de 4 meses é que elas adquirem a capacidade de reação. Se, por exemplo, percebem que vão cair para a frente, estendem os braços à frente do corpo, para se proteger.

Veja Também →  O que faz um bebê de 3 meses

Veja Também →  O que faz um bebê de 5 meses

O Que Faz um Bebê de 4 Meses – E, para alívio das mamães e dos papais, os bebês com 4 meses de vida passam a dormir praticamente a noite toda, uma vez que se tornam mais ativos durante o dia. Mas atenção: se for deixada sozinha, a criança irá chorar para demonstrar seu descontentamento, sinal de que passará a exigir mais atenção a partir dessa fase.