O que faz um bebê de 3 meses

3 meses cuidados do bebe

O que faz um bebê de 3 meses? Aos 3 meses o bebê já consegue segurar relativamente bem a cabeça por alguns segundos quanto está sentado

O bebê está crescendo, e aos 3 meses mais sinais de desenvolvimento continuam a surgir. Nem todos são tão fáceis de notar, mas a maioria é bem visível e mostra para as mamães e papais que o seu bebê está crescendo saudável e no ritmo esperado.

Nessa fase, as perninhas do pequeno ainda não são suficientemente fortes para suportar o peso de seu corpo quando ele está ereto, mas ele consegue segurar a cabeça relativamente bem, por alguns segundos, quando está sentado, sinal de que a musculatura está se desenvolvendo bem.

Também é a partir dos 3 meses de vida que as crianças adquirem a noção de profundidade, como se começassem a enxergar as coisas em 3D. Eles passam a seguir os adultos com os olhos e movem a cabeça em sua direção para não os perder de vista.

Quando percebe que vai ser alimentada, a criança de 3 meses de idade demonstra ansiedade ao ver o peito da mãe, e adora olhar para as próprias mãos e brincar com elas, agarrando objetos ou apenas movendo os dedos e os observando.

Nessa fase os bebês também começam a consolidar a sua rotina de sono e de horários de alimentação. Além disso, passam a demonstrar felicidade ou frustração por meio da vocalização, movimentando os lábios e produzindo sons.

O bebê de 3 meses de idade também demonstra alegria ao ver as pessoas e ao ouvir sons de que gosta. E ainda reconhece sons e vozes que lhe são familiares, como a dos pais e de pessoas mais próximas à família, que fazem parte da rotina da casa. Ele demonstra frustração, normalmente por meio do choro, quando se sente contrariado – por exemplo quando alguém está brincando com ele e para.

Aos 3 meses de vida as rotinas também passam a fazer mais sentido para os bebês, e eles as apreciam. Por exemplo, eles ficam satisfeitos com situações que lhe são familiares, como tomar banho ou quando alguém interage com eles. E passam a olhar fixamente para as pessoas com as quais estão tendo contato. Se estão se sentindo felizes, eles sorriem de forma intencional, o que é incrível! A felicidade pode inclusive ser vista por meio dos movimentos de seu corpo.

A partir dos 3 meses, o bebê não precisa mais esperar que alguém venha até ele e lhe dê atenção – ele agora é capaz de despertar a atenção das pessoas ao seu redor. Para isso, ele emite pequenos sons e até gritinhos. E não para enquanto não consegue o que quer. Mais do que isso, a criança consegue formular expressões faciais que indicam alegria, prazer, indecisão, ansiedade e dor.

O bebê também passa mais tempo acordado e demonstra interesse por tudo o que há ao seu redor, tentando alcançar e segurar tudo o que conseguir.

As lágrimas também surgem nessa fase, porque o corpo do bebê está se desenvolvendo e as glândulas lacrimais começam a funcionar. Geralmente, a voz da mãe, que é o som favorito da criança, é o melhor remédio para acalmá-la quando ela começa a chorar, porque ela a associa a amor, conforto e até comida.bebes de 3 meses

No que diz respeito a coordenação motora, o bebê de 3 meses é capaz de movimentar simultaneamente os braços, as pernas e as mãos, unindo as mãos e abrindo os dedos. Ele também já consegue levantar a cabeça e sua visão já está bem mais apurada.

Veja Também →  O que faz um bebê de 2 meses

Veja Também →  O que faz um bebê de 4 meses

O Que Faz um Bebê de 3 Meses – Nessa fase as fraldas precisam ser trocadas sempre que o bebê fizer cocô, porque as fezes perturbam o sono da criança, mas não precisa fazer a troca durante a noite, porque você com certeza não irá querer acordar o seu pequeno no meio da noite e correr o risco de não conseguir fazê-lo dormir de novo.