O que faz um bebê de 2 meses

bebe com 2 meses

O Que Faz um Bebê de 2 Meses – A mobilidade do pequeno vai aumentar e ele irá reagir a estímulos sensoriais, mas ainda dormirá a maior parte do dia

Aos 2 meses de vida você irá começar a notar gradativamente uma maior mobilidade em seu bebê. Quando tiver cerca de 8 semanas de vida, ele já começará a brincar com as mãos, movendo os dedos em movimentos de fechar e abrir a mão, e tentando agarrar objetos presos ao berço.

Apesar de já ficar mais tempo acordado e atento a tudo ao seu redor, os bebês de 2 meses ainda passarão a maior parte do seu dia dormindo – de 14 a 17 horas todos os dias. Mas é provável que eles acordarão para mamar durante a noite e que tenham horários regulares para se alimentar.

Também é a partir dos 2 meses de vida que a visão do bebê começará a evoluir mais aceleradamente, fazendo com que ele adquira a capacidade de focar sua atenção em determinados objetos, olhando atentamente para eles.

Nessa fase os bebês também começarão a aprender a identificar de onde vêm os sons. Apesar de serem capazes de ouvir tudo, até os 2 meses nem sempre eles saberão de onde os sons estão vindo, mas a partir dessa idade eles irão virar a cabeça na direção de onde vem o ruído. Por esse motivo, é aconselhável comprar brinquedos que emitam sons, para ajudar os bebês a associar o barulho a objetos.

A mamãe também pode colocar música para seus bebês ouvirem nessa fase, o que os ajudará a aprender diferentes ritmos e até os incentivará a desenvolver a fala. Outro benefício da música é acalmar os bebês quando eles estiverem agitados ou irritados – uma melodia suave vai fazê-los ficar mais tranquilos. A mamãe pode até embalar o bebê em seus braços e dançar com ele ao som de músicas suaves, olhando em seus olhos e falando com ele.

A partir dos 2 meses de vida os pais devem estimular seus bebês – isso será fundamental para o seu desenvolvimento neurológico, emocional e motor. As respostas dos bebês serão gestos e movimentos, e não apenas a observação que eles demonstravam até 1 mês de vida.

Algumas das mudanças que poderão ser observadas na criança de 2 meses é que ela irá fixar o olhar no rosto da mãe (em primeiro lugar) e nos de outras pessoas, apreciará ouvir sons, dormirá menos, seguirá objetos ou o rosto da mãe na horizontal, emitirá sons, irá girar a cabeça a 90 graus, reagirá aos sons e à voz dos pais, virará a cabeça em direção aos sons, será capaz de agarrar o dedo de um adulto, tentará levantar o queixo se estiver de barriga para baixo e irá agarrar objetos que lhe são dados.

cuidados com bebe 2 meses

Pode parecer que as mudanças não serão muitas, mas seu bebê vai passar por uma série de transformações em seu comportamento. Ele passará a sorrir para as pessoas, levará as mãos à boca e chupará os dedos, e será até capaz de reconhecer pessoas a distância. Além disso, se não for adequadamente estimulado, o pequeno será capaz de se sentir entediado e irá chorar e ficar mal-humorado.

Veja Também →  O que faz um bebê de 1 mês

Veja Também →  O que faz um bebê de 3 meses

O Que Faz um Bebê de 2 Meses – Mas o desenvolvimento mais impressionante dessa fase é o da visão. Pode parecer trivial, mas além de ser capaz de acompanhar movimentos e objetos, o bebê começará a ver a mãe de outra forma – não apenas o contorno de seu rosto, como ocorria antes –, mas em detalhes – nariz, boca, lábios, olhos. E também será capaz de reconhecer o pai, os avós e a babá. Isso é extraordinário!