O que faz um bebê de 11 meses

11 meses de vida

O que faz um bebê de 11 meses – Aos 11 meses o bebê começa a mostrar sua personalidade e já entende perguntas que lhe fazem

Seu bebê já tem 11 meses, não falta muito para o primeiro aniversário do seu pimpolho e ele já faz prodígios, como dar seus primeiros passinhos, comer sozinho, ficar feliz quando alguém vai visitá-lo e balbuciar o tempo todo. Mas é também nessa fase que ele passará a entender ordens simples, como “traz a bola para o papai”, e irá apontar para a mãe quando alguém lhe perguntar “onde está a mamãe?”.

Nessa fase, a criança tentará se levantar do chão sozinha, ficando primeiro de quatro e depois tentando se apoiar a algum objeto ou móvel para terminar de ficar em pé. Por isso, fique de olho no seu filhote o tempo todo, porque alguns desses movimentos podem ser bastante perigosos para ele.

Mas jamais tente impedi-lo, porque quanto mais atividades ele fizer, como engatinhar, pular, tentar subir escadas e outras coisas do tipo, melhor será o seu desenvolvimento motor no futuro.fases da criança de 11 meses

Na alimentação, já é possível oferecer pedaços de alimentos à criança, como banana, queijo, carne ou batata, para ela começar a mastigar. Nessa fase, o bebê geralmente irá levar comida à boca com a ajuda de uma colher ou com a mão.

Com relação ao sono, o do bebê de 11 meses é bem tranquilo, e ele pode dormir até 12 horas por dia. A criança também pode dormir a noite toda ou acordar apenas uma vez para mamar. Ela também precisa fazer a sesta à tarde, depois do almoço, e não deve dormir menos que 3 horas seguidas.

A coordenação motora da criança de 11 meses também já começa a ficar bem melhor. Ela é capaz, por exemplo, de segurar com firmeza o copo para beber, desamarrar os sapatos, fazer rabiscos com um lápis e até mesmo virar as páginas de uma revista.

O bebê de 11 meses faz outros prodígios, como entender ordens (a essa altura ele já sabe exatamente o significado da palavra “não”) e tem noção do tempo. Ele já conhece diversas palavras, como “cachorro”, “carro” e “avião”, fica de mau humor quando algo de que não gosta acontece e consegue tirar as meias e os sapatos – aliás, crianças adoram ficar descalças.

Por seus atos e comportamento, as mães já podem dizer se seus filhos de 11 meses são tímidos ou não, se gostam de determinada comida ou não ou se um certo tipo de música os agrada ou aborrece, porque eles conseguem demonstrar seus gostos e sua personalidade por meio da vocalização e de expressões faciais.

Nessa fase, já é possível introduzir brinquedos de montar ou encaixar, como cubos ou quebra-cabeças com 2 ou 3 peças. Aliás, a criança de 11 meses adora que os adultos brinquem com ela, e se eles estiverem por perto, ela vai puxá-los e emitir sons que lhes deem a entender que ela quer que eles participem da brincadeira.

Na fase dos 11 meses, os bebês irão demonstrar um forte senso de seus gostos e desgostos, e já terão aprendido a usar as emoções para conseguir o que querem – eles podem fazer birra quando você tenta tirar seu brinquedo favorito, por exemplo.

Veja Também →  O que faz um bebê de 10 meses

Veja Também →  O que faz um bebê de 1 Ano

O que faz um bebê de 11 meses – Na área da comunicação,eles terão a capacidade de se envolver em uma conversa. Então, se você lhes fizer uma pergunta, receberá uma resposta – ainda que provavelmente não vá entender a maior parte dela. Uma dica para ajudá-los a desenvolver seu vocabulário é ler para eles todos os dias, apontando para pessoas e coisas nas fotos e perguntando a eles quem e o que são.