O que faz um bebê de 10 meses

O que faz um bebê de 10 meses – Você olha para o seu bebê engatinhando e segurando seus brinquedos e de repente a ficha cai: meu Deus, ele já tem 10 meses de idade! Sua admiração será ainda maior quando, em muito pouco tempo, ele estiver andando pela casa, indo para todos os lugares sozinho, evoluindo e crescendo em uma velocidade assustadora.

É por volta dos 10 meses de vida que a criança irá atingir um ponto fundamental e o mais esperado de seu desenvolvimento até agora: ela dará os primeiros passos, embora algumas crianças ainda demorem um pouquinho mais para chegar a essa fase.

No início o bebê irá se apoiar nas mãos da mãe ou do pai para dar os seus passinhos incertos, e mesmo em objetos como móveis e andadores. De uma forma ou de outra, essa fase de aprender a andar vai demorar cerca de dois meses, mesmo que desde o começo de suas tentativas o bebê já consiga se deslocar com a ajuda de adultos.

Quando ele começar a se mover de forma mais autônoma, é de extrema importância tornar a casa o mais segura possível para ele, removendo ou adaptando os objetos e móveis que estejam em seu caminho e que possam machucá-lo, como mesas com cantos de pontas ou cadeiras com rodas.

Outra coisa que vai continuar evoluindo em uma velocidade assustadora é a linguagem. A criança vai murmurar e tentar falar literalmente o tempo todo. A maior parte do que ela disser não vai fazer o menor sentido, mas é importante incentivá-la a continuar vocalizando tudo.

Aliás, converse com o seu bebê, mesmo que a conversa não faça o menor sentido. Sempre demonstre interesse por tudo o que ele diz, ainda que não tenha ideia do que seja. Isso irá estimular a sua capacidade de comunicação.

10 meses de vidaNessa fase dos 10 meses, a rotina do sono será mais importante do que nunca. Lembre-se de que crianças necessitam de rituais para se sentirem seguras e confiantes e para que se orientem e saibam o que vai acontecer durante o seu dia. Se o seu pimpolho ainda tiver dificuldades de pegar no sono ou se acordar durante a noite, a rotina irá ajudar a solucionar esses problemas naturalmente.

Deixe o bebê andar descalço dentro de casa, ou no máximo coloque meias antiderrapantes nele. É encorajador para ele ter esse contato direto com o chão. Para sair, é claro, coloque sapatos nele, mas prefira os que são macios e flexíveis, para adaptar os movimentos de seus pés, e não compre os que têm palmilhas. Não se preocupe com os “pés chatos” nessa fase da vida, porque eles são totalmente normais nos primeiros anos de vida da criança.

Mas além de aprender a andar, outras coisas também estarão acontecendo com o seu bebê. Aos 10 meses, ele conseguirá imitar alguns sons que ouve. Por exemplo, quando a mãe faz barulhos com o lábio, como estalar a língua no céu da boca,a criança vai observá-la e tentar imitá-la. Exercite isso com o seu bebê, para ajudá-lo a desenvolver a fala.

Agora uma informação que a maioria das pessoas desconhece: a criança de 10 meses é tão emocionalmente apegada à mãe que até sente ciúme dela, e pode demonstrar isso quando ela pega outro bebê no colo, por meio de vocalização ou de expressões fisionômicas.

Veja Também →  O que faz um bebê de 9 meses

Veja Também →  O que faz um bebê de 11 meses

O que faz um bebê de 10 meses – O seu bebê de 10 meses também aprenderá a utilizar a principal característica evolutiva da humanidade – o polegar opositor. Ele aprenderá a segurar objetos firmemente usando o polegar em oposição aos outros dedos, em um movimento de pinça. E de quebra vai aprender a dar tchau.