O que faz um bebê de 1 mês

bebe com 1 mes

O que faz um bebê de 1 mês? Reação ao desconforto, acordar para comer e chorar ao ter fome são alguns sinais que bebês de 1 mês demonstram

No primeiro mês de vida, a maioria dos bebês dorme o tempo todo, e alguns trocam a noite pelo dia e ficam acordados a noite toda, impedindo que os pais durmam também. Mas é nessa fase que se começam a notar as primeiras reações deles ao mundo que os cerca.

Com 1 mês de vida, os bebês já demonstram alegria ao tomar banho, reagem quando estão desconfortáveis com alguma coisa, choram quando estão com fome e já são até capazes de pegar objetos pequenos com a mão.

Também é nessa fase que os bebês começam a espirrar e a vomitar com frequência, características que desaparecem com o tempo. Como já foi dito, os bebês de 1 mês dormem o dia todo, e caem no sono assim que mamam, o que fornece às mamães uma excelente oportunidade para trocar as fraldas deles e colocá-los no berço.1 mes de vida

O peso dos bebês com 1 mês de vida é de 4,3kg para os meninos e de 4,1kg para as meninas, mas esses valores podem variar ligeiramente para cima ou para baixo. A estatura geralmente é de 55cm para os meninos e de 54cm para as meninas. E o ganho de peso mensal é de 600g a 750g para ambos os sexos.

No entanto, esses são parâmetros gerais. É importante lembrar que cada criança é diferente, mas se você notar disparates muito grandes com relação às médias, procure um pediatra.

Com relação ao sono, os bebês de 1 mês passam a maior parte do tempo dormindo, mas esses horários são determinados mais por suas necessidades (fome, cólicas etc) do que pelo relógio e pela luz do dia ou da noite. Muitos bebês acordam no meio da noite e não dormem mais, obrigando papais e mamães passar a noite em claro, tentando fazer seus pequenos pegar no sono novamente.

No primeiro mês de vida, os bebês devem ser alimentados exclusivamente com o leite materno – aliás, essa regra vale até o sexto mês de vida dos pequenos. Isso porque o leite da mãe contém anticorpos que vão proteger a criança contra uma porção de doenças e infecções para o resto de suas vidas.

Porém, se a mãe não puder dar de mamar por qualquer motivo, existem suplementos de leite em pó que podem ser oferecidos aos bebês – sempre observando a idade, porque os suplementos diferem em seus componentes dependendo da fase de desenvolvimento em que a criança se encontra.

Por causa de sua dieta no primeiro mês de vida, as fezes dos bebês serão pastosas e terão uma cor amarelada ou marrom. E aqui vai um alerta para as mamães: preparem-se para as cólicas, que serão constantes nessa fase, porque ao mamar as crianças engolem ar, o que provocará dores. Além disso, seu intestino ainda não está desenvolvido o suficiente para digerir o leite de forma adequada.

Por último, com relação ao desenvolvimento, você notará que, quando deitado com a barriga para baixo, seu bebê já tentará levantar a cabeça. Sua atenção será atraída por objetos brilhantes e ele irá preferir ter contato com você a ficar sozinho com seus brinquedos. Aliás, com 1 mês de vida, seu pequeno já será capaz de fixar os olhos em você e agarrar seu dedo, além de ouvir sua voz e reconhecer o seu cheiro, mas ainda não será capaz de enxergar direito.

Veja Também →  O que faz um bebê de Recém-nascido

Veja Também →  O que faz um bebê de 2 meses

O que faz um bebê de 1 mês – E lembre-se: se quiser ir dar uma voltinha com o seu pimpolho de 1 mês de idade, saia sempre antes das 9 horas da manhã, e proteja-o bem contra o sol, com o carrinho, protetor solar e chapéu. Aproveite bem essa fase deliciosa do seu bebê.