O que faz um bebê de 1 ano

1 ano de vida

O que faz um bebê de 1 ano – A comemoração do primeiro aninho da criança também marca a sua maior independência

Seu bebê está fazendo 1 ano e tanta coisa aconteceu nos últimos meses que não dá nem para acreditar! Ele está muito mais independente, já dá seus passinhos, sustenta conversas com você e tem seus gostos pessoais, deixando-os muito claros de várias formas. Mas o desenvolvimento e o aprendizado continuam!

Agora é a hora de ajudar o seu filhote a enriquecer seu vocabulário. Para isso, sempre diga os nomes dos objetos que estão ao seu redor, e faça isso sempre que se referir a eles, repetidas vezes, para que o seu pequeno os fixe na memória e os aprenda.

Dentro de muito pouco tempo – provavelmente no prazo de um mês – seu pimpolho irá dar seu primeiro passo sozinho – um marco inesquecível e muito emocionante. Apenas como curiosidade, a maioria das crianças dá os primeiros passos na ponta dos pés, em vez de com a planta dos pés totalmente em contato com o chão.

É também na fase dos 12 meses que o bebê tende a começar a se alimentar sozinho, com uma colher, mas a bagunça e a sujeira serão grandes, porque ele ainda não terá coordenação suficiente para acertar a boca todas as vezes.cuidados 1 ano de vida

A partir dos 12 meses de vida, as crianças começam a achar graça em atirar tudo ao chão, empurrar e lançar coisas. Elas também gostam de tirar coisas de um lugar e colocá-las em outro, além de encaixar coisas umas nas outras.Nessa fase, é difícil fazer com que os bebês fiquem quietos por mais de 5 minutos.

Por isso, aproveite cada segundo quando eles estiverem fazendo as suas sestas diurnas, porque esses serão os únicos momentos em que você terá tempo livre para descansar ou para fazer as suas próprias atividades.

Só que tem um problema: agora que se aproximam de seu primeiro ano de vida, os pimpolhos podem começar a não querer mais tirar essas sonecas no meio do dia. E mesmo à noite, quando estiverem cansados, eles podem tentar “dificultar” a hora de ir para a cama, fazendo de tudo para ficar acordados, porque querem continuar fazendo suas atividades.

Por esse motivo, é muito importante criar um ritual para dormir. Siga uma rotina que leve ao momento do sono. Vale deitar com o seu filhote para tomar um leitinho quente na mamadeira, ler uma historinha bem tranquila, acender abajures que projetem estrelinhas no teto do quarto e colocar uma música calma de fundo. Mas faça isso todos os dias, para criar a rotina.

A partir do primeiro ano de vida, tente estimular a independência do seu filhote. Não fique o tempo todo em cima dele. Quando ele for para outro cômodo da casa, espere um pouco antes de ir atrás dele – mas vá, porque ele pode estar fazendo alguma coisa que represente risco.

Quanto ao vocabulário da criança, quando tiver 1 ano de idade é provável que ela já consiga responder perguntas simples, especialmente se você der uma “ajudinha”. Por exemplo: pergunte “onde está a boca do bebê?” e aponte para ela. Ou peça que o seu filhote lhe dê um objeto e aponte para ele também. Isso facilitará o entendimento e o ajudará a aprender mais rapidamente.

Veja Também →  O que faz um bebê de 11 meses

O que faz um bebê de 1 ano – É bom aproveitar essa fase em que a criança está sedenta para aprender e começar a ensiná-la a ter boas maneiras também. Essa é a melhor etapa da vida para ensinar ao seu filho as palavras “por favor” e “obrigado”.