Mobile de berço para bebês – Usar ou não usar?

Por que seu bebê deve ter um brinquedo móvel no berço? Por que um mobile de berço é uma boa ideia? Bem, se seu filho ou filha tem dificuldade para dormir e você teme passar a enésima noite de branco, além de não pode ficar acordada, porque amanhã tem que ir trabalhar.

Nesse caso, o mobile de berço pode ser útil.

Para que serve um Mobile de berço?

O mobile de berço ajuda seu bebê a desenvolver senso de observação e a capacidade de acompanhar jogos. Também contribui para a estimulação dos sentidos e serve para acalmá-lo e fazer dormir.

Este brinquedo irá ajudar seu bebê a exercitar a visão que precisa de prática para se desenvolver. Nos primeiros dias, a visão do seu bebê não é muito eficaz, ele vive em um mundo totalmente embaçado e apenas percebe luzes e sombras.

É por isso que o mobile de berço é um excelente objeto de observação; ao se mover, captura a luz e a faz dançar na superfície de seus elementos. Esses reflexos mutáveis ​​despertam um grande interesse no seu bebê.

O interesse do bebê pelo mobile de berço é vivo, mas não constante. O tempo máximo de atenção é de dois ou três segundos, porém retorna instante depois de alguns segundos.

O mobile de berço é o primeiro brinquedo para bebê. Contribui para o desenvolvimento visual, auditivo, percepção cromática e coordenação do olho e mão, uma vez que a criança tenta tocar os elementos que ficam pendurados no mobile de berço.

Qual mobile de berço escolher?

Os bebês preferem aqueles que são pretos e brancos do que os que são coloridos. Exceto se forem cores muito brilhantes. O brilho independente da cor é sempre especial.

Durante o primeiro mês, o bebê concentra a atenção mais nas cores preto e branco, mas pouco a pouco as cores vivas, as luzes e os sons chamam a atenção.

Um mobile de berço atraente para a criança pode ser uma caixa de música mecânica com um dispositivo para parar a qualquer momento ou elementos que se transformam em brinquedos separados. 

Existem aparelhos com controle remoto que permitem selecionar diferentes funções e com itens luminosos projetado no alto, no entanto custam mais.

Não se esqueça também da segurança. É importante que o mobile de berço seja facilmente acoplado ao berço com total firmeza. Siga bem as instruções de montagem. 

Coloque o braço da suspensão o mais alto possível para impedir que a criança agarre o mobile de berço, puxe-o e caia na cabeça. Se você possui um modelo com bateria, troque com frequência. As baterias gastas, às vezes, emitem um líquido corrosivo.

Dicas para escolher o brinquedo móvel para bebê

Para escolher o mobile de berço certo, você deve observar algumas características, como:

Ele deve ter elementos leves para pendurar, desse modo mesmo que o bebê possa alcançar não se machuque. Outra dica é para olhar o mobile de berço da perspectiva que o bebê terá, quando for comprar. Embora alguns desses brinquedos sejam muito bonitos, lembre-se que o importante é que o bebê goste.

Atualmente, existem mobiles de berço muito sofisticados cheios de luzes e vários toques musicais, mas você também pode criar um mobile de berço muito legal com os elementos que tem na sua casa.

brinquedos móveis que projetam luzes na parede ou no teto, mas isso não é adequado para bebê recém nascidos, porque o campo de visão é limitado. 

Dicas de uso

O brinquedo móvel de berço deve ser colocado dentro do campo visual do bebê. A altura deve ficar em torno de 25 a 30 cm acima da cabeça dele, para que não interfira quando a criança se levantar ou na hora de colocar o bebê no berço.

Além disso, é importante assegurar que o brinquedo móvel fique bem preso para evitar que caia sobre o bebê.

É indicado remover o mobile do berço quando a criança atingir a idade de 6 meses, fase em que ela, provavelmente, poderá se sentar e pegar as peças e se machucar.

Apesar do que foi dito, é importante enfatizar que esse brinquedo com luzes e sons não devem substituir os braços da mãe para acalmar o bebê, os móbiles de berço são um acessório indicado para o entretenimento da criança e estimulação do seu desenvolvimento.