Melhores brinquedos para bebês de 6 a 12 meses

    À medida que o bebê cresce ele vai demonstrando habilidades que conseguiu desenvolver e a tendência ao desenvolvimento de outros tipos de habilidades, que precisam ser trabalhadas da melhor forma possível para que a criança consiga dominar esta determinada habilidade, ou estas, e assim conseguir lidar melhor com a realidade em que vive, socializar bem, se divertindo com inteligência e de forma segura e educativa.

    Para que a criança consiga desenvolver suas habilidades são trabalhados nos pequenos diversas formas de chegar a tal situação, sendo uma das mais queridas dos pequenos, e mais indicadas dos profissionais da pediatria, o uso de brinquedos indicados para cada faixa etária, sendo eles educativos e lúdicos, ajudando seu pequeno a aprender coisas novas e se desenvolver de uma forma prazerosa.

    Você sabe quais os brinquedos mais indicados para bebês de 6 a 12 meses e porque eles são indicados? Compreende quais as habilidades que ele pode desenvolver nesta idade? Se ainda não, está no post certo! Hoje iremos te indicar as melhores dicas de brinquedos para crianças com idade de 6 a 12 meses. Vamos lá!

Ele descobriu que pode fazer as coisas acontecerem!

    A partir desta idade o seu bebê passou a perceber que tem a capacidade de fazer tudo sozinho, e quer mostrar isso para os outros e para si mesmo, com bastante energia e euforia. 

A partir daí o seu pequeno se encontra pronto para aprender novas habilidades, ele consegue compreender que cada ação realizada por ele confere uma consequência, nem que esse conhecimento esteja ainda de forma mais rala em sua mente, mas mesmo assim ele já é inteligente o suficiente para entender este processo.

    Na hora de brincar você deve optar por brinquedos e brincadeiras que deixem ele com o máximo de autonomia possível, permitindo que faça escolhas e possa compartilhar os conhecimentos dele com você. Esteja por perto a todo momento, caso não possa, um adulto responsável deve estar supervisionando ele sempre.

Brinquedos de empilhar

    A nossa primeira indicação são os brinquedos de empilhar, que estimulam o seu pequeno a conhecer mais sobre o mundo, desenvolvendo habilidades como coordenação motora, percepção visual, conhecimento de mundo, inteligência e criatividade. 

Os brinquedos de empilhar são coloridos e com diferentes espessuras e formas, grandes e pequenos, sendo uma ótima alternativa e devem estar presentes no dia a dia da criança desde esta idade, no mínimo. Esteja sempre perto do seu bebê para que ele não se machuque com as peças, e confira previamente o brinquedo para saber se ele está em estado correto para o uso.

Estimulando o bebê a engatinhar

    Outra dica são os brinquedos que permitam o seu filho a engatinhar, sendo na verdade brinquedos que promovam a brincadeira de ir atrás, de busca, instigando o bebê a desenvolver a função de engatinhar nesta idade. 

A nossa dica é colocar um brinquedo colorido e divertido a alguns centímetros do bebê e posicionar ele de barriga para baixo em uma superfície confortável, fique ligeiramente atrás dele, sentado, e espere que ele vá à procura do brinquedo, impulsionando os pés no seu corpo. 

Você pode ainda incentivar ele a rolar, deslizando o brinquedo para frente a para trás pelo chão, um para o outro, estimulando a coordenação motora e a percepção visual. Ensine ainda o bebê a sentar utilizando apoio.

Desenvolvendo o cognitivo

    Na hora de desenvolver o cognitivo a ideia é trabalhar com o bebê a procura por brinquedos que caem no chão, esse brinquedo deve ser colorido e chamar a atenção do pequeno, pela diversão, e você deve jogá-lo no chão e incentivar o pequeno a ir busca-lo. 

Uma dica é fazer a atividade uma vez sozinho, ensinando o pequeno como se faz, e em seguida incentivar ele a fazer de forma autônoma a busca pelo brinquedo que você jogou.

Desenvolvendo o social e emocional

     Por fim, a nossa dica para o desenvolvimento do social e emocional do seu pequeno é estar perto dele sempre que possível, participando de todas as brincadeiras sempre que puder, pois assim ele se sente amado, seguro e confortável para aprender mais. 

Uma dica é brincar da famosa brincadeira “achou!” com ele, pois além de estar aprendendo brincando, ele ainda terá a sua companhia no processo.