Incômodo do nascimento dos dentes – O que fazer?

O nascimento dos dentes de leite pode ser um período tenso para os pais. Os bebês costumam ficar mais enjoadinhos e choram bastante. Mas, ainda assim, é um momento bem aguardado, pois representa uma fase de transição

Sintomas

Os sintomas podem variam de lugar, podendo aparecer só uma vermelhidão, coceira, irritação no local do nascimento, irritabilidade no humor, distúrbio gastrointestinal, febre, alterações na pele fica ao redor da boca, ansiedade e diarreia.

Desenvolvimento dos dentes do bebê

É, ainda, durante a gestação que aparecem os botões dentários do bebê, que são a base para os dentes de leite. Eles começam a se romper na superfície da gengiva por volta dos 3 aos 12 meses. Mas, o mais comum, é que o primeiro dentinho comece a apontar na boquinha do bebê por volta de seus 6 meses, que também é o momento em que a alimentação com alguns alimentos sólidos inicia. 

Em bebês mais precoces, o primeiro dente a se romper é o central inferior, por volta dos 3 meses de vida. Já os bebês mais atrasados podem ter o primeiro dente apenas ao completar 1 ano de idade. Há casos mais raros de bebês que têm dentição prematura de antes de nascer. Dependendo do caso, pode ser necessário fazer uma extração.

Como aliviar a dor do nascimento dos dentes 

Para aliviar as dores do nascimento dos dentes do bebê, existem táticas que podem ser adotadas pelos pais. 

Massagem no corpo

A massagem de reflexologia pode ajudar a aliviar a dor do bebê, podendo ser feita após o banho, enquanto o bebê está quente, confortável, limpo e relaxado, ajudando a diminuir a irritação do bebê por causa do nascimento dos dentes.

Como fazer?

Primeiro, deve-se pressionar levemente o polegar de forma circular a parte de trás dos 4 dedinhos do pé, deslizando até à base do dedo.

Segundo, o polegar deve ser dobrado, pressionando desde a unha até à base do dedo, deslizando, repetindo de 2 a 3 vezes.

Terceiro, deve-se pressionar suavemente a parte que fica entre cada dedo do pé do bebê. 

Isso vai ajudar a fortalecer o sistema imunológico e liberar as toxinas do corpo.

Massagem na gengiva

Uma das principais formas para ajudar a aliviar as dores do nascimento dos dentinhos é fazer massagens suaves na gengiva do bebê usando a ponta do dedo. Ele deve estar bem limpo e, a massagem, vai ajudar a aliviar a dor e distrair o bebê.

Higienização

A higienização precisa de uma maior atenção para proporciona uma limpeza melhor para o sorriso do bebê. É preciso usar uma escova infantil com cerdas extra-macias e cabo antideslizante para ajudar na movimentação.

Picolé de leite materno

O picolé de leite materno ajuda a aliviar a dor do nascimento dos dentes de forma nutritiva e saudável. Para isso, as mãos devem ser bem lavadas e as aréolas bem limpas. O leite precisa deve ser retirado, descartando os primeiros jatos de leite, e colocando o restante em um recipiente esterilizado. O recipiente deve ser tampado e colocado em uma bacia com água fria e pedrinhas de gelo por uns 2 minutos. Ele deve ser colocado no freezer e guardado pelo máximo até 15 dias. 

Isso não pode substituir a amamentação e só deve ser feita por no máximo até 2 vezes por dia.

Chá e analgésicos  

Existem alguns medicamentos mais naturais e farmacêuticos que ajudam a cuidar dos sintomas, como os chás de camomila, a calêndula, além de analgésicos específicos. Os medicamentos para uso tópico têm uma indicação restrita, por isso, deve haver uma avaliação médica para evitar o desenvolvimento de hipersensibilidade na gengiva.

Brinquedos 

Os mordedores e brinquedos macios do bebê podem ser guardados na geladeira para serem oferecidos quando estiverem frios para serem mordidos. 

Dores intensas

Quando as dores são mais fortes, é possível perceber conforme o choro fica mais intenso. Elas podem ser aliviadas com o uso de um analgésico infantil como o paracetamol, de acordo com as orientações de um pediatra. Se o bebê ficar com febre ou não conseguir se acalmar, o melhor é marcar logo uma consulta e levá-lo ao médico, pois pode ser o sintoma de algum outro problema.