Guia do sono do bebê– como fazer o bebê dormir a noite toda

como fazer o bebe dormir

Existem algumas técnicas que podem ajudar os pais a fazer o bebê dormir a noite toda

Da mesma forma que ocorre com os adultos, o ciclo de sono dos bebês está diretamente relacionado à sua rotina de alimentação, à temperatura do corpo e às descargas de hormônios. Esses fatores influenciam o ciclo circadiano, processo pelo qual o corpo passa a cada 24 horas. Mas é possível usar algumas técnicas para fazer o bebê dormir a noite toda.

É bastante comum que o recém-nascido demore algum tempo para dormir nos primeiros meses de vida, e também que ele não durma a noite inteira. A quantidade de horas que o bebê precisa dormir depende de sua idade e do crescimento que apresenta, mas no geral é recomendável que ele durma de 16 a 20 horas por dia.bebê dormir a noite toda

O que ocorre, porém, é que o bebê acorda diversas vezes durante a noite, seja para mamar, seja por causa das dores provocadas pelas cólicas, que normalmente ocorrem até os 4 meses de vida.

Se você quiser fazer o seu bebê dormir a noite toda, terá de criar uma rotina para ele. Assim, será preciso falar baixo e com calma com ele de noite, dar um banho morno e ninar o pequeno para que ele adormeça, e abrir as cortinas ou acender a luz de manhã, quando for hora de ele acordar.

Pediatras dizem que o bebê irá começar a dormir sozinho por volta dos 8 meses de vida, embora existam variações nessa faixa etária,mas isso é um processo, e acontecerá gradativamente.

Veja aqui algumas dicas para ensinar o seu bebê a adormecer sozinho.

  1. Ponha o bebê no berço para dormir assim que ele bocejar, uma vez que esse é um sinal claro de que ele está com sono. Pode utilizar uma luz bem suave e até contar uma história, para que ele comece a associar esses fatores à hora de dormir.
  2. Nine o bebê para que ele se acalme e pegue no sono. Deixe a luz bem baixinha ou mesmo apagada, e cante suavemente para ele. O som da voz da mãe e o movimento que ela faz para ninar o pequeno vão fazer com que ele relaxe e adormeça mais facilmente.
  3. Acalme o bebê com um banho morno, que pode ser dado algumas horas antes que ele seja colocado para dormir ou mesmo logo antes de ele ir para o berço. Sempre evite usar uma luz muito forte ou deixar a televisão ligada, porque isso pode distrair o recém-nascido e impedir que ele pegue no sono.
  4. Ponha o bebê para dormir logo após a amamentação. Na verdade, muitos recém-nascidos caem no sono ainda quando estão mamando, porque o esforço os deixa bastante cansados. Outro motivo para isso é que a sensação de barriga cheia também induz o sono.
  5. Ajude o seu bebê a criar uma rotina de sono ao estabelecer um horário para colocá-lo no berço, e siga essa rotina todos os dias, inclusive nos fins de semana. Assim, o ciclo circadiano dele se habituará com isso e será mais fácil para que ele pegue no sono.preparado para dormir
  6. Coloque o pequeno no berço somente quando for hora de ele dormir. Dessa forma, ele não irá associar sua cama a um local de brincadeira, mas sim a um local onde ele adormece e relaxa. Se o bebê tiver mais de 6 meses de vida, deixe um ursinho de pelúcia perto dele, para que se sinta consolado se acordar no meio da noite. Atenção: bebês com menos de 6 meses podem sufocar com brinquedos, então não deixe nada perto deles.
  7. Verifique se a roupinha do bebê não está causando incômodo. Além disso, veja se as cobertas não estão exageradas – se o bebê sentir muito frio ou calor, terá mais dificuldade para adormecer.

Se você ensinar o seu bebê a pegar no sono ao estabelecer uma rotina, com o tempo conseguirá fazer com que ele durma a noite toda. E, se ele estiver preparado para dormir quando entender as “dicas” que você está dando, estará também mais apto a voltar a adormecer quando acordar no meio da noite.