Guia das fraldas: quantas e de que tamanho comprar

tamanho do bebe

A quantidade e o tamanho vão variar de acordo com a idade e o desenvolvimento de seu filhote

A fralda é um dos principais – se não o principal – itens do enxoval de um bebê. E é por isso que ela causa tanto estresse nas mamães e nos papais de primeira viagem: que quantidade comprar? E de que tamanho? Quando tempo os primeiros dez pacotes irão durar? E será que o bebê vai se acostumar à marca escolhida? E se ele apresentar reações alérgicas?

Mas não se preocupem. Aqui nós vamos lhe fornecer uma espécie de calculadora de fraldas, para que vocês tenham a tranquilidade de saber o que fazer nas primeiras semanas de vida do bebê e, principalmente, evitar desperdícios completamente desnecessários com estoques inesgotáveis do produto – que pode acabar nem sendo usado por não ser o mais apropriado.

tamanho e peso do bebe

Uma das melhores coisas a fazer é um chá de fraldas (semelhante a um chá de bebê, mas no qual os convidados dão fraldas de presente aos pais). Como nem todo mundo comprará a mesma marca, essa será uma excelente oportunidade para vocês testarem as que melhor se adaptarão ao seu filhote. Esse tipo de evento pode garantir um estoque de fraldas de até mais de 60 dias. Pense só na economia que vocês irão fazer!

Com relação aos tamanhos das fraldas, eles vão desde até o RN, que significa recém-nascido, para bebês que pesam até 3,5kg, até o XXG (ou extra extra grande), para crianças de até 24kg. Um bom guia a seguir para os tamanhos é o seguinte:

 

Fralda RN (para bebês com até 3,5kg)

O número de recém-nascidos que precisa dessas fraldas não é muito alto, porque a maioria das crianças nasce com peso igual ou superior à capacidade mencionada pelos fabricantes dessas fraldas. Mas existem algumas que são realmente muito pequenininhas (do tamanho da palma da mão), para os bebês prematuros. Portanto, não se preocupe se o seu recém-nascido for um cisquinho. Você certamente encontrará uma fralda para ele também.

 

Tamanho P (para bebês com até 5kg)

As fraldas têm de ser trocadas nos primeiros dois meses de vida dos bebês com muito mais frequência, porque nessa fase eles têm menos controle sobre a bexiga e o intestino (essa capacidade começa a se desenvolver entre os 18 e os 24 meses de vida). Nessa fase, as trocas são de em média 8 fraldas por dia,e geralmente do tamanho P. Mesmo que a fralda seja ultra-absorvente, recomenda-se fazer a troca constante, para que a pele do bebê fique sempre limpa e sequinha, sem assaduras e livre da proliferação de fungos.

 

Tamanho M (para bebês entre 5kg e 9kg)

A hora de trocar as fraldas para as de tamanho médio é por volta do terceiro mês de vida do bebê, quando seu peso se aproxima ou já ultrapassa levemente os 5kg. A partir de então, as trocas podem ser realizadas com menos frequência – aproximadamente 6 vezes ao dia.

 

Tamanho G (para bebês entre 9kge 12kg)

Quando completam 9 meses de vida, as crianças precisam novamente ter o tamanho de suas fraldas alterado, e já começam a usar o tamanho grande. Como o seu controle da bexiga e do intestino já está bem mais avançado, as trocas nessa fase podem ser feitas na base de cinco vezes por dia – motivo de comemoração para muitas mamães e papais, pois sinaliza uma maior independência do seu filhote.

chá de fraldas

Tamanho XG (para bebês acima de 12kg)

Com um ano e meio de vida, as crianças já estarão prontas para uma nova troca no tamanho da fralda, a maioria delas passando a usar tamanho extra grande, por causa do crescimento e das necessidades de adaptação do produto à cintura e às pernas. No entanto, a frequência das trocas permanece em cinco vezes ao dia nessa fase também.

 

Tamanho XXG (para bebês acima de 15kg)

A partir dos 26 meses de vida em diante o seu pimpolho irá precisar do maior tamanho de fralda disponível no mercado, a extra extra grande, que servirá para crianças com até 24kg de peso. Apesar de o bebê já ter mais de 2 anos de idade, o número de trocas de fraldas diárias será de quatro, e não menos que isso. Mas a boa notícia é que nessa idade já dá para começar a fazer o treinamento para a criança usar o peniquinho – viva!

 

Quantidades

Aqui está uma tabelinha bem simplificada de quantas fraldas você irá necessitar a cada fase de troca de tamanho. Novamente, este é apenas um parâmetro, já que cada criança é diferente, mas em geral, o número de fraldas de que você precisará será de:

– Até 2 meses de vida –8 fraldas por dia, totalizando 480 fraldas de tamanho P por mês

– De 3 a 8 meses de vida –6 fraldas por dia, totalizando 180 fraldas de tamanho M por mês

– De 9 a 18 meses de vida –6 fraldas por dia, totalizando 180 fraldas de tamanho G por mês

– De 18 a 26 meses de vida –5 fraldas por dia, totalizando 150 fraldas de tamanho XG por mês

– de 26 de vida em diante – 4 fraldas por dia, em número suficiente até a criança estar completamente treinada para usar o peniquinho, totalizando 120 fraldas de tamanho XXG por mês. Como essa fase pode durar até os 6 anos de vida, o número de fraldas necessárias pode chegar a 5,520 até o final do treinamento.

Agora que você já tem uma noção geral de tamanhos e quantidades de fraldas que o seu bebê vai usar, é importante lembrar novamente que esta calculadora é apenas um parâmetro geral, e que você pode acabar utilizando mais ou menos produtos, e tendo de fazer a troca de tamanho antes ou depois da idade indicada como regra geral.

E mais uma dica: no seu chá de fraldas, peça aos convidados que lhe tragam fraldas diurnas e noturnas, e de modelos e marcas variados, porque assim você terá várias opções e praticamente não precisará se preocupar com gastos com esse item quando estiver montando o enxoval do seu filhote.