Gravidez semana a semana – 32˚ a 36˚ semana

No oitavo mês de gravidez, você estará mais cansada e poderá ter contrações frequentes. Os órgãos do seu bebê já estão bem desenvolvidos, para que ele possa sobreviver a partos prematuros sem sequelas.

Oitavo mês de gravidez

No oitavo mês de gravidez, o desconforto e a fadiga aumentam para a futura mãe, de modo que a mulher precisará de mais descanso e mais apoio familiar do que nunca.

Semana 32 da gravidez

O bebê continua aumentando em peso, comprimento e gordura que protegerá quando ele nascer

O bebê

Os órgãos e sistemas mais importantes do bebê estão bastante desenvolvidos e os pulmões já podem ter quantidade suficiente de surfactante, que torna esses órgãos válidos para respirar ao ar livre e já seria possível dar à luz ao bebê. O bebê continua crescendo.

Mãe

A mãe aumenta de volume de sangue em 40%. Se também adicionarmos os outros líquidos retidos, é possível alcançar com facilidade de 6 a 8 litros do total de líquidos corporais retidos. 

Após o parto, ela perderá pouco a pouco. Também a partir desta semana, a pressão arterial da mãe volta aos valores normais que ela apresentava antes da gravidez. Por outro lado, aumenta as chances de hemorroidas.

Semana 33 da gravidez

É o período mais irritante para a mãe, principalmente se for a primeira vez, pois desconfortos podem voltar.

O bebê

Durante a 33ª semana de gravidez, o bebê continua a ganhar peso e a crescer em comprimento; atinge facilmente 43 centímetros e pesa cerca de 2 kg.

Seu sistema digestivo começa a funcionar normalmente e forma as fezes, conhecidas como mecônio. O bebê não expele as fezes e as retém no intestino até o parto. 

Mãe

Mamãe continua a ganhar peso, as articulações das pernas ficam doloridas ao fazer um esforço maior. As dores nas costas, lumbagos, também ocorrem com frequência

Nesta semana, o útero atinge a altura mais alta e atinge a borda inferior das costelas, o que dificulta a respiração da mãe, porque ela não pode expandir os pulmões mais facilmente

Semana 34 da gravidez

O bebê está pronto para nascer e os futuros pais já devem ter tudo pronto para recebê-lo.

O bebê

Durante esta semana, o bebê recebe da mãe grandes quantidades de imunoglobulinas e outras substâncias muito necessárias para criar defesas naturais que o protegem de germes fora do útero da mãe. 

Mãe

Os desconfortos não mudam em comparação com a semana anterior. É normal que a mãe sinta fome várias vezes ao dia, e é bom satisfazê-la com uma alimentação equilibrada que o médico recomendará. 

Semana 35 da gravidez

O corpo da mãe começa a se preparar para o parto e as contrações se tornam mais frequentes, sem necessariamente significar que chegou a hora.

O bebê

A única tarefa que resta para o bebê é crescer e crescer. Já mede 47 centímetros e pesa cerca de 2700 gramas.

Todo o corpo é coberto por uma oleosidade branca, que é mantida após o parto, e que facilita o deslizamento entre os ossos e os músculos da mãe durante o parto.

Mãe

As contrações ocorrem com mais frequência. O corpo começa a se preparar para o parto. Portanto, o colo do útero começa a dilatar e encurtar, para que, quando chegar a hora, o bebê possa sair dele.

Semana 36 da gravidez

A mãe já ficará tremendamente irritada, enquanto o bebê começa a descer em direção à saída do útero. 

O bebê

A cada contração, o bebê abaixa e se encaixa cada vez mais na pelve. Além disso, começará a inclinar a cabeça para os dois lados para fazer uma fenda no colo do útero da mãe.

Os bebês que já estão na 36ª semana de gravidez variam muito em comprimento e peso, mas geralmente têm cerca de 48 centímetros de comprimento e quase atingem 3 kg de peso.

Mãe

Se nas semanas anteriores a mãe já estava desconfortável, agora a gravidez é realmente irritante e a mãe deseja que o tempo para o parto chegue o mais rápido possível e veja o rosto do bebê assim.

O colo do útero diminui, continua a encurtar e as alterações hormonais continuam a favorecer que músculos e tendões e ligamentos, internos e externos, atinjam a elasticidade necessária no momento do parto.

Veja o que acontece na última etapa da gravidez!