Gravidez semana a semana – 28˚ a 31˚ semana

No sétimo mês de gravidez, o ganho de peso pode causar vários desconfortos, como hemorroidas, insônia ou dores musculares. O bebê está muito desenvolvido e começa a se posicionar para o parto.

Sétimo mês de gravidez

A partir do sétimo mês de gravidez, o cérebro do bebê se desenvolve rapidamente, o lanugo que cobre a pele desaparece e aumenta a gordura corporal. 

Semana 28 da gravidez

As contrações de Braxton Hicks começam a ser notadas e insônia e outras complicações relacionadas ao ganho de peso da mãe podem ocorrer.

O bebê

O cérebro do feto se desenvolve rapidamente e o sistema nervoso é semelhante ao de um recém-nascido. O desaparecimento do lanugo e o aumento da gordura corporal tornam a aparência dele mais arredondada.

Na 28ª semana de gravidez, o bebê mede aproximadamente 35 centímetros e pesa 1.250 gramas.

Mãe

O volume do abdome aumenta consideravelmente, a mãe se sente mais pesada a cada dia e muitas vezes sofrem de dores musculares e, principalmente, dores nas costas.

Se no primeiro trimestre da gravidez era normal a gestante sentir a necessidade de dormir mais horas do que o normal, agora, pelo contrário, muitas vezes sofre de insônia, o que aumenta a fadiga causada pelo excesso de peso. 

As chamadas contrações de Braxton Hicks podem começar. Elas são contrações musculares que preparam o útero para o parto, mas não são dolorosas.

Semana 29 da gravidez

O bebê começa a se encaixar dentro do útero, posicionando-se para o futuro nascimento. Mãe terá que controlar o ganho de peso, estrias e hemorroidas.

O bebê

Pesa aproximadamente 1.500 gramas e mede cerca de 40 cm. Começa a se encaixar no útero, posicionando-se para o futuro nascimento, geralmente com a cabeça baixa, de modo que seus “chutes” sejam direcionados para as costelas da mãe

Os pulmões continuam realizando movimentos rítmicos, que imitam a respiração, e permitem que o bebê respire quando ele nasce.

Mãe

Na 29ª semana de gravidez, as temidas estrias ficam mais evidentes. Constipação e pressão do útero também podem favorecer o aparecimento ou agravamento das hemorroidas

Uma dieta rica em fibras e com exercícios moderados podem aliviar esse problema tão comum na gravidez. 

Semana 30 da gravidez

Na 30ª semana de gestação, os pulmões ainda não estão maduros; portanto, se ocorrer um parto prematuro, será necessário o uso de corticosteroides para acelerar a maturação.

O bebê

Este último trimestre da gravidez é caracterizado pelo crescimento do feto, cujo peso aumenta significativamente de semana para semana. Já pode chegar a 1.800 gramas e medir 42 centímetros. Os neurônios olfativos começam a se desenvolver, o que ajuda o bebê a sentir odores. 

Mãe

É normal que a mãe ganhe mais peso nas últimas semanas, cerca de meio quilo por semana. As veias varicosas podem aparecer nas pernas, porque a circulação sanguínea diminui, por isso é muito conveniente caminhar e evitar roupas e calçados que restrinjam as pernas e dificultem o retorno venoso.

Semana 31 da gravidez

Durante a 31ª semana de gravidez, o feto geralmente já está colocado na postura conhecida como “apresentação cefálica”, ou seja, de cabeça para baixo, que é a posição correta para o nascimento.

O bebê

A maturidade do cérebro está aumentando, o que torna os movimentos dos braços e pernas mais frequentes e a mãe se sente mais chutada. Além disso, ele já possui um tamanho considerável, que permite ver como ele pisca ou gesticula na ultrassom.

A cor de sua pele muda de vermelho para rosado, e o aumento de gordura torna sua aparência suave. Os pulmões começam o processo de maturação.

O feto mede cerca de 44 centímetros e o peso é de cerca de dois quilos. Durante o resto das semanas, ele não para de ganhar peso e crescer em comprimento.

Mãe

Aproximadamente na 31ª semana de gravidez, ela se sente pesada e é mais difícil para ela descansar profundamente à noite.

Como o bebê geralmente se vira, a cabeça começa a pressionar a bexiga, e isso faz com que a mãe tenha que ir ao banheiro com mais frequência. É necessário, então, aumentar a higiene das partes íntimas para evitar possíveis infecções urinárias, que são frequentes neste período de gravidez. 

A secreção de colostro através dos mamilos pode aumentar e a partir de agora os seios ficarão mais pesados ​​e inchados, enquanto se preparam para a amamentação após o parto.

Veja o que acontece na próxima fase da gravidez!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here