Gravidez semana a semana – 19˚ a 22˚ semana

No quinto mês de gravidez, a atividade celular e hormonal acelera mais. Os sentidos do bebê se tornam mais aguçados, ele é mais ativo e seus movimentos são mais fáceis de sentir

Quinto mês

No quinto mês alguns novos desconfortos aparecem na mãe (aumento do corrimento vaginal, inchaço das pernas, manchas na pele…).

Semana 19 da gravidez

Aumenta a produção de neurônios e os sentidos do bebê se intensificam, mas ele se acostuma aos estímulos maternos. 

O bebê

Durante a 19ª semana de gravidez, o sistema nervoso e a medula espinhal continuam a se desenvolver. A atividade celular cerebral se intensifica. Ossos e músculos continuam a endurecer e se desenvolver, respectivamente.

Os alvéolos dentários (onde os dentes são inseridos) contêm os dentes de leite. Os sentidos do feto, como visão e audição, já se desenvolveram e se tornam mais aguçados.

Mãe

Na 19ª semana de gravidez, a atividade celular e hormonal é imparável. Um dos desconfortos característicos desta semana é o aumento do corrimento vaginal

É normal que nesta semana as pernas inchem, varizes podem aparecer. Para evitar, é aconselhável controlar o peso e evitar ficar em pé por um longo tempo.

Algumas mulheres grávidas sofrem palpitações cardíacas. Parece que a causa está relacionada ao aumento do volume sanguíneo ou da anemia associada à gravidez.

A possibilidade de manchas na pele aumenta, como resultado da atividade estrogênica. É um fenômeno temporário que não contém complicações.

Semana 20 da gravidez

É realizado o “ultrassom das 20 semanas”, o mais esperado por toda mulher grávida, pois descarta as malformações fetais e confirma o sexo do bebê.

O bebê

As proporções e a forma do bebê são completamente humanas. A pele continua a amadurecer dando origem a duas camadas: a epiderme (a mais superficial) e a derme.

No que diz respeito aos movimentos que o feto realiza, eles ainda são reflexos que precisam amadurecer e fortalecer. 

Mãe

O avanço das semanas de gravidez implica no aumento do cansaço, dores nas costas e problemas de aspecto digestivo, devido à pressão exercida pelo útero sobre os órgãos internos. Pode ocorrer tontura.

É importante seguir uma dieta equilibrada e comer pequenas quantidades de comida ao longo do dia, em vez de três refeições abundantes.

Semana 21 da gravidez

O meridiano da gravidez foi superado e as mudanças no futuro bebê são notáveis, incluindo o desenvolvimento progressivo do seu sistema digestivo.

O bebê

Na 21ª semana de gravidez o feto pesa aproximadamente 300 gramas e mede cerca de 18 cm.

O sistema digestivo se desenvolveu progressivamente nas últimas semanas e já permite que você engula líquido amniótico. Dessa forma, ele continua a crescer e amadurecer.

Nesta semana 21, ele pode abrir os olhos, mas apenas perceber a luz; cílios são formados, cuja função é proteger os olhos. O feto se move livremente e a mãe percebe esses movimentos em áreas próximas ao púbis ou no abdome superior.

Mãe

O abdômen adquire maior volume à medida que o útero cresce. O umbigo pode achatar-se ou sair na forma de uma hérnia. 

A atividade do bebê é mais percebida durante a noite. Na posição deitada, quando a mãe descansa, é um momento agradável em que é aconselhável conversar com o bebê, tocar música e assim por diante.

Semana 22 da gravidez

A partir da 22ª semana de gravidez, o bebê começará a desenvolver um padrão mais significativo de sono e atividade, períodos de inatividade e descanso combinados com períodos de atividade, que serão principalmente observados quando a futura mãe estiver descansando.

O bebê

Características faciais, como pálpebras, cílios e sobrancelhas, são diferenciadas. As unhas também ficam mais visíveis.

O cérebro processa os estímulos, que se traduzem em sensações. Nas próximas semanas de gravidez, o feto sofrerá alterações de humor relacionadas às emoções processadas.

Se for uma menina, os ovários e o útero já estarão localizados no local correspondente. Se for um menino, nesta semana começa a descida dos testículos da área abdominal para os sacos escrotais, onde os testículos serão alojados.

Mãe

O útero está acima do umbigo e o movimento se tornará mais evidente. Normalmente, nesta fase da gravidez, a cintura se perde e ganha peso em torno de 5 ou 6 quilos.

Os tornozelos e pulsos podem inchar, principalmente no final do dia. Ficar muitas horas em pé pode deixar pernas pesadas e gerar até formigamento.

Prepare-se para a próxima fase aqui!