No quarto mês de gravidez, é essencial que você cuide da alimentação e pratique exercícios físicos para fortalecer o corpo. O feto sofrerá inúmeras alterações e você começará a perceber seus movimentos.
Quarto mês de gravidez
A partir do quarto mês de gravidez, começa o segundo trimestre de gravidez e, com ele, uma nova etapa do desenvolvimento do bebê.

Semana 14 da gravidez
O feto continua com o crescimento, o suor e as glândulas sebáceas se desenvolvem.
O bebê
O pescoço aumenta, permitindo que as orelhas se movam para cima e encontrem a posição certa. Os movimentos dos olhos começam, mas com as pálpebras fechadas. A cabeça permanece flexionada, de modo que o queixo toca o peito.
Um destaque nesta semana é o desenvolvimento e a funcionalidade das glândulas sebáceas.
Mãe
Já na 14ª semana de gravidez, se foram quase todos os desconfortos associados ao primeiro trimestre. A gestante, em geral, está muito bem, no entanto, novos sintomas aparecem.
As gengivas ficam mais sensíveis e é possível que sangrem durante a escovação e os sangramentos nasais possam ocorrer.
Semana 15 da gravidez
O reflexo de sucção aparece no bebê e os ossos são fortalecidos. A mãe ganha peso, é hora de começar a pensar em trocar de roupa.
O bebê
Durante a 15ª semana de gravidez, o feto mede aproximadamente 9 a 10 cm e pesa cerca de 50 gramas. Na semana 13, o lanugo começou a aparecer, um cabelo fino que se estende sobre a pele do feto e esta semana cobre a maior parte do corpo do bebê.
Mãe
Você notará um ganho de peso, no máximo 3 quilos, então é hora de começar a considerar uma mudança no figurino.
Um sintoma muito comum no segundo trimestre da gravidez é o tamponamento nasal, que impede a respiração e a fala corretamente. Outra característica desse estágio é o aparecimento de manchas na pele, sardas e alterações na cor.
Semana 16 da gravidez
Há muitas mudanças na anatomia do bebê e em sua capacidade sensorial. Os movimentos fetais começam a ser percebidos.
O bebê
Na 16ª semana de gravidez, o feto tem medidas entre 10,8 a 11,6 cm e um peso, que aumentou consideravelmente, de 80 a 100 gramas. Todo o seu corpo é coberto por lanugo.
Os olhos começam a ser sensíveis à luz intrauterina fraca. É possível que se inicie o desenvolvimento das impressões digitais.
Mãe
Os inconvenientes do primeiro trimestre são minimizados. Esta fase é vivida com mais tranquilidade, a futura mãe sente os movimentos fetais (que descrevem como bolhas, gases, borboletas ou algo se movendo).
A cárie dentária e sepse oral são mais comuns durante a gravidez. Outro sinal característico é o aumento da salivação que algumas mulheres grávidas têm. A ocorrência de cãibras noturnas é frequente a partir da segunda metade da gravidez; são contrações involuntárias e dolorosas.
Semana 17 da gravidez
Pode ser aconselhado fazer um amniocentese, exame que detecta alterações genéticas e possíveis infecções do feto, nesta semana.
O bebê
A aparência do feto se assemelha cada vez mais à de um recém-nascido, embora o rosto ainda não esteja totalmente definido. O lanugo cobre todo o corpo do bebê junto com uma substância gordurosa chamada vernix caseoso. A água constitui um terço do seu corpo.
Mãe
Dor ou desconforto abdominal podem ocorrer quando o útero é anexado à parede pélvica por ligamentos chamados ligamentos redondos. Recomenda-se deitar de lado quando a dor aparecer.
Semana 18 da gravidez
É realizado a segunda ultrassom, na qual a anatomia e a taxa de crescimento do bebê podem ser analisadas. O futuro bebê já pode chorar e também ouvir.
O bebê
Foram feitas conexões entre o ouvido interno e as terminações nervosas do sistema auditivo, permitindo ouvir sons como sangue fluindo através do cordão umbilical ou batimentos cardíacos da mãe.
A formação das cordas vocais, iniciada na 15ª semana de gravidez, está praticamente terminada e pode emitir sons ao chorar.
Mãe
Na 18ª semana de gravidez, o útero cresceu consideravelmente; pode-se notar que atinge dois dedos abaixo da altura do umbigo. A pressão aumenta e, portanto, a respiração pode ficar um pouco mais cansada.
Normalmente, a mulher grávida ganha cerca de 4 ou 5 kg de peso ao chegar nesta semana.
Alguns desconfortos, como a necessidade frequente de urinar devido à compressão do útero e constipação, se intensificam. Por volta dessa 18ª semana de gestação, é realizado a segunda ultrassom.