Doenças e irritações nos primeiros anos de vida bebê

Irritações com erupções cutâneas

Uma erupção cutânea é uma mudança anormal na textura ou cor da pele. As causas mais comuns são as irritações e infecções causadas por bactérias, fungos ou vírus. Os sintomas são vermelhidão, espinhas peroladas, nódulos, descamação com cor branca ou amarela e coceiras.  As erupções cutâneas, geralmente, melhorando com o uso de corticosteroides, anti sépticos, unguentos hidratantes, unguentos antibióticos ou de remédios que aliviam a coceira.

As irritações e erupções cutâneas pequenas em bebês e crianças, normalmente, não são graves. Elas podem ser causadas por ingestão ou contato com produtos de componentes que causam uma reação alérgica, medicamentos, assaduras que é dermatite da fralda, crosta láctea que é dermatite seborreica e dermatite atópica que é a eczema.

Assaduras

As assaduras são as irritações vermelhas que aparecem na pele do bebê quando fica durante muito tempo em contato com a fralda suja de urina, fezes ou os dois. A umidade causa a irritação nas áreas da pele que são tocadas pela fralda. Ela, também, pode aparecer por causa de infecção causada pelo fungo Cândida ou por bactérias. Os bebês que são amamentados costumam ter menos assaduras.

O principal tratamento é a troca frequente da fralda, com a pele sendo lavada suavemente com sabão e água. Nas trocas de fraldas podem ser utilizados hidratantes e pomadas que criam uma barreira entre a pele e a fralda.

Crosta láctea

A crosta láctea é uma erupção com crosta que descamam e que possuem a cor vermelha e amarela, aparecendo na cabeça do bebê, em algumas situações podem aparecer nas dobras da pele e causa é desconhecida. Ela não causa grandes prejuízos e desaparece na maioria das vezes até os seis meses de idade.

Ela é tratada com o uso regular de xampu de sulfito de selênio e massagem com óleo mineral no couro cabeludo para que as crostas se soltem e sejam retiradas com um pente fino. Às vezes pode ser necessário o uso de creme com corticosteroides.

Dermatite atópica

A dermatite atópica é uma erupção cutânea com cor vermelha, escamosa e que causa coceira. No começo aparecem manchas que aparecem e desaparecem e pioram quando está frio e seco. Vão se desenvolvendo erupções cutâneas que virão com crostas no rosto, couro cabeludo, mãos, braços, pés, pernas e na pele sob as fraldas.

Não se conhece a causa ser desconhecida, mas ela tende a ser um problema de família que aparece devido a uma alergia. Normalmente, desaparece conforme o crescimento, mas em alguns continua a aparecer pelo resto da vida. O tratamento é feito com hidratantes, sabonetes, ar umidificado, cremes corticosteroides e medicamentos antipruriginosos.

Outras irritações são infecções virais, dermatofitoses, molusco contagioso e Mília.

Doenças comuns nos primeiros anos de vidas

As doenças mais comuns nos três primeiros anos de vida são:

Otite infantil é uma infecção do ouvido provocada por bactérias ou vírus, que causa choro alto contínuo, secreção nasal, falta de apetite, febre e irritação. O tratamento é feito com analgésicos, antitérmicos e antibióticos.

A Laringite infantil é a inflamação na região das cordas vocais, que causa dificuldade para engolir, febre, tosse seca, rouquidão ou sumiço da voz. O tratamento é feito com corticoides.

A Amigdalite infantil é uma infecção nas amígdalas causada por bactérias ou vírus, que causa inchaço ao lado do pescoço e na mandíbula, dor de cabeça e muscular, febre, dificuldade para engolir, calafrios e mau hálito. O tratamento é feito com antibióticos.

A Infecção urinária infantil é causada por bactérias no trato urinário, que não apresentam sinais em crianças muito pequenas, mas pode causar dor lombar. O tratamento é feito com antibiótico.

A Conjuntivite infantil é uma inflamação da membrana fina e transparente da superfície do olho que deixa os olhos vermelhos, lacrimejantes, com secreção e a sensação de areia dentro deles. O tratamento é feito com limpeza usando soro fisiológico várias vezes ao dia.

O Impetigo infantil é uma infecção na pele causada por germes em que se formam bolhas com pus muitas vezes imperceptíveis. O tratamento é feito com a remoção das crostas, limpeza das lesões e aplicação de pomadas antibacterianas.

Outras doenças são: Vulvovaginite, Anemia Ferropriva, Brotoejas, CataporaBalanopostite, Alanopostite, Bronquiolite, Diarreia e Vômito, Dermatite atópica, Gripe.