Dicas simples e eficientes para cuidar de seu bebê

A beautiful young African American mother gently holds her infant daughter up in the air with both hands and kisses her cheek. The baby's eyes are wide open and she looks happy. They are sitting on a couch in their living room. 901666754 686998271, Baby, Care, CreativeContentBrief, Day, Embracing, Family with One Child, Filipino ethnicity, Home, Indoors, Latin American and Hispanic Ethnicity, Leisure Activity, Lifestyles, Multi-Ethnic Group, Oregon, Pacific Northwest, Relaxation, Simple Living, Sleeping, Son, Togetherness, affection, affectionate, african ethnicity, african-american ethnicity, authentic, baby care, bedroom, breastfeeding, burping, changing, child, childhood, community, connection, daily life, daughter, development, domestic, family, father, first born child, freshness, friendship, fun, growth, happiness, healthy lifestyles, house, interracial, intimacy, joy, kid, kissing, laughing, learning, living room, love - emotion, memories, mentorship, millennial, mixed race family, mixed race person, mother, new parent, newborn, nursing, playful, playing, pleasure, positive emotions, positive relationships, protection, real people, relatives, residential room, resting, silly, smiling, snuggling, support, tenderness, young parent

nascimento de um bebê sempre proporciona muita emoção, mas, também, muitos desafios. Para ajudar, aqui vai algumas dicas.

Primeiros testes  

Ainda na maternidade, é preciso realizar o teste do pezinho, do olho, coração e da língua para saber se ele possui alguma doença congênita, síndrome, etc. O bebê, também recebe a vacina de hepatite B e a BCG.

Segurar o bebê

Young loving mother watching her sleeping 18 days old baby

Muitas pessoas não sabem como segurar bebês e têm medo de dar coloco para o seu próprio recém-nascido e deixá-lo cair. Para carregar o bebê de forma adequada preciso ter cuidado com a parte mais frágil dele, que é o pescoço. Por isso, ao pegá-lo é preciso que segure seu pescoço por baixo, porque ele ainda não consegue sustentar o próprio corpo. 

Com ele já firme, uma mão deve ficar debaixo do quadril dele e a outra debaixo do seu pescoço.

Ainda, há as áreas mais sensíveis que ficam na cabeça, como a moleira. O ideal é não tocar nesses lugares e colocar o bebê perto de seu peito para protege-lo.

Enrolar o bebê

Para que o bebê se sinta em segurança, envolve-lo na sua manta é a melhor coisa a fazer. Antes de cobrir o bebê, a manta deve ser dobrada com o formato de diamante. Pegue e dobre a ponta de cima para baixo e coloque a criança em cima dela. 

Ponha um lado da manta em cima do peito dele, abaixo de seu braço. Pegue a parte de baixo e leve até os ombros dele. Mantenha o outro lado da manta sobre seu peito e leve a ponta para trás. Depois de enrolá-lo, deixe o sustentado próximo do peito.

Resguardo

Os 30 dias do resguardo podem ser muito difíceis para as mães, pois, assim como elas, o bebê achará tudo muito estranho e novo. A mãe precisa cuide da própria saúde para que possa se dedicar a sua criança.

Posições para amamentar 

O leite materno é a melhor escolha para que a criança se mantenha saudável, principalmente, nos primeiros 3 meses. Na primeira mamada é normal que a mãe e o bebê tenham alguma dificuldade e dúvidas sobre qual é a melhor forma de fazer isso.

Na hora de amamentar podem aparecer dificuldades, como quando o bebê não fica posicionado da forma correta. Quando isso ocorre, ele não consegue obter a quantidade de leite para que fique satisfeito. Também, podem aparecer infecções nos seios da mãe.

Há diferentes formas de manter uma boa postura para amamentar que a mãe poderá escolher.

Banho

Na maternidade, a mãe pode aprender com a enfermeira a melhor forma de dar banho no bebê quando estiver em casa. Na hora do banho, coloque por perto o sabonete para bebês, a toalha, um pouco de algodão, a fralda e a roupa que ele irá usar. A água do banho deve estar com 36 graus.

Fralda

A verdade é que não necessário trocar a fralda toda vez que um bebê recém-nascido fazer xixi. Mas o gasto ainda será grande, pois a média de fraldas é de 8 por dia. Quando for trocá-lo, procure não usar lenços umedecidos e use algodão e água morna sempre que possível. A limpeza deve ser feita de frente para trás.

Coto umbilical

O coto umbilical é o que sobra do cordão umbilical no bebê que normalmente cai até o seu 15º dia. O local deve ser higienizado bem na parte mais próxima da pele, usando álcool 70% a cada troca de fraldas.

Limpar nariz antes de amamentar 

Antes da mamada, as narinas do bebê precisam ser limpas com soros fisiológicos em spray específicos para isso.

Saída

Durante o primeiro mês, criança não deve sair na rua no começo da vida, pois podem causar risco direto à saúde devido ao contato com muitas pessoas. Além disso, lugares com muita movimentação, barulhento ou com cheiros fortes podem fazer o bebê ficar nervoso. 

Pediatra

O ideal é que a primeira ida ao pediatra seja na primeira semana dele fora do hospital, para que ele possa avaliar como vai a amamentação e a saúde do bebê. Na consulta o médico irá definir qual verá a frequência das próximas visitas em seu consultório.