Desfralde Noturno: Prontos para iniciar o desfralde do seu filho?

Agora que foi feito o desfralde durante o dia, chegou a hora do desfralde noturno.

Qual é a hora certa para o desfralde noturno?

Não há problema que haja um intervalo do desfralde diurno para o desfralde noturno. Assim que a criança tiver 3 anos e meio, já é uma boa hora para começar. Um bom sinal de que a criança está pronta fisicamente é quando ela acorda várias noites consecutivas e a fralda ainda está seca.

Se for possível, a melhor época para é isso é durante o calor quando a criança sua mais, faz menos xixi e fica mais à vontade usando menos roupa.

Sinais

A criança dá sinais de quando está pronta para começar o processo. A análise deve ser individual, observando se ela já está a querendo retirar a fralda ou mais interessada em usar o penico. Outro sinal é quando acorda com vontade de fazer xixi ou cocô, com a fralda seca.  

O ideal é ficar atento para as necessidades dela e estimular a retirada das fraldas na hora correta. Ela deve mostrar mais segurança e autonomia para enfrentar o xixi e o cocô.

Dicas para o processo do desfralde noturno

Desfralde noturno não precisa ser junto do diurno

Os dois tipos de desfralde não precisam ser feitos ao mesmo tempo, tudo depende da criança. O recomendado é começar com o desfralde diurno, porque a retirada das fraldas noturnas deve ocorrer quando ela já estiver entendendo a situação.

Explique a mudança

A criança precisa participar e compreender o que está ocorrendo. A melhor maneira de fazer isso é utilizando brinquedos e até livros em relação ao tema. Com a ciência do que está acontecendo, a criança poderá saber melhor como controlar e participar ativamente do processo.

Lugar correto

Para que não tenha que acordar várias vezes durante a noite, a criança precisa saber como fazer xixi sozinho sem problemas. Se ainda não saiba fazer isso é hora de começar a aprender. Ela deve ter algo que possa usar sem ajuda, como um penico, sem o risco de escorregar ou cair durante a noite. Não use escadas, banquinhos ou qualquer outra coisa semelhante.

O indicado é que haja um pinico da sua altura ou um banco grande que não se mova.

Banheiro pela manhã

Quando a criança está acostumada com fraldas, normalmente, ela faz xixi ou cocô na hora em que acorda na fralda. É preciso ficar pronta, pois quando o desfralde noturno ainda é novidade, a criança pode se esquecer que não usa mais fraldas para dormir.

Por isso, logo que acordar pela manhã, ela deve ser levada ao banheiro.

Cama molhada

Molhar a cama é algo inevitável. Por isso é importante se organizar ficar preparado da melhor forma possível. Podem ser necessárias semanas ou meses até a adaptação. A cama deve ser forrada com algum material impermeável, pois os lençóis vão ficar molhados. Outra medida importante é não dar líquidos menos de duas horas antes da criança dormir.

Antes dela ir para cama, deve ser levada para fazer xixi. Ela não deve ser acordada no meio da madrugada, pois isso vai dificultar no aprendizado do controle do xixi. Porém, no começo, os pais podem levá-la ao banheiro uma ou duas vezes por noite.

Luz

A luz noturna é necessária para que a criança possa ir ao banheiro. Deve ser deixada uma luzinha no quarto para que ela vá fazer suas necessidades sem se atrapalhar.

Decisão da criança

Caso a criança queira parar de usar fraldas a noite logo após parar de usar durante o dia, é preciso aceitar a decisão. É importante que ela tenha vontade de parar de usar fraldas. Por isso, vale ter uma boa conversa com ele para que entenda o processo.

Naturalidade

A criança deve encontrar segurança em seus pais diante da situação. Às vezes ela pode não estar realmente preparada, pois alguns apresentam e um ritmo mais lento ao lidar com o que é novo. As crianças nunca devem ser culpadas ou pressionadas

Não voltar atrás

Apesar das dificuldades, não é bom voltar às fraldas noturnas no processo da retirada. Se houver muita dificuldade, o melhor é conversar com o pediatra.