Como trocar a fralda do bebê – passo a passo

desfralde

No começo isso será um desafio para mamães e papais, mas com o tempo eles se tornarão craques na tarefa

A insegurança na troca das primeiras fraldas do recém-nascido é comum para todas as mamães – e papais – de primeira viagem. A incerteza sobre se a pele do bumbum da criança está realmente limpa, a dúvida sobre se ela está confortável e segura no trocador enquanto a fralda é substituída, a melhor forma de prevenir assaduras. Tudo isso será um dilema, mas não se preocupem – com o tempo a troca de fraldas irá se tornar uma rotina fácil e sem segredos.

A primeira questão que os pais terão será relacionada à frequência com que as fraldas devem ser trocadas. Mas não existem regras nem horários determinados para isso. O que é necessário é observar se a fralda está molhada ou suja (essa parte é fácil, porque você vai sentir o cheirinho desagradável), e também se ela está muito frouxa.

primeira troca de fralda

Como regra geral, bebês fazem xixi uma vez por hora e cocô a cada três horas, mas esse é só um parâmetro – cada criança é diferente. Por isso, é importante ficar de olho no bebê regularmente. Mas o que é certo é que mamães e papais devem estar preparados para fazer várias trocas ao dia – até 12, em alguns casos.

Uma dica importante é deixar tudo preparado na hora de fazer a troca da fralda. Tenha à mão, além da fralda limpa, um saquinho para colocar a que será trocada (existem sacos de plástico próprios para isso, e lixeirinhas também), lencinhos umedecidos, talco, pomada antiassadura e mesmo um brinquedo, para distrair a criança e evitar que ela se mexa muito quando você estiver fazendo a troca.

pomada antiassadura

Então vamos às dicas.

– Abra a fralda suja – dobre o adesivo ou velcro imediatamente, para que não grude no bebê ou nos objetos que você terá ao seu redor.

– Limpe o bumbum do bebê – já pode retirar o grosso do resto de cocô com a fralda suja mesmo, para depois fazer uma limpeza mais profunda. Uma dica: se tiver um menino, coloque uma fralda sobre o pênis, porque se ele fizer xixi você vai evitar que ele se espalhe por todo lado.

– Depois de ter tirado quase todo o cocô do bumbum do filhote, limpe toda a área com um algodão umedecido em água morna ou com um lencinho umedecido, para tirar todo o resquício de cocô e de xixi também. Não se esqueça de que nas meninas a limpeza é feita da frente para trás, para evitar que as bactérias do cocô cheguem à vagina.

– Não se esqueça das dobrinhas – é principalmente nessas áreas que as assaduras e alergias ocorrem, então limpe as dobrinhas e deixa-as bem sequinhas. Pode secar todo o bumbum do bebê usando uma toalhinha ou fralda de algodão – retire toda a umidade, para evitar assaduras.

– Agora já pode retirar a fralda suja totalmente de debaixo do bebê (levante-o pelos tornozelos para facilitar essa operação). Feche-a com todos os outros itens que você utilizou (algodão e lencinhos umedecidos) dentro, e faça um pacotinho para depois jogar no lixo.

– Levante o bebê pelos pezinhos de novo e coloque a fralda limpa embaixo dele, mas não a feche por enquanto.

– Passe creme antiassadura no bumbum do bebê. Espalhe o produto em uma camada bem fina e preste especial atenção às dobrinhas ou nas partes mais suscetíveis a assaduras.

– Agora sim pode fechar a fralda limpa. Feche a parte da frente e ajuste o adesivo ou velcro de segurança, verificando para que a fralda não fique nem muito solta nem muito apertada.

Ao seguir esses passos, você poderá garantir que o seu filhote ficará limpinho entre uma troca de fralda e outra e evitará que ele tenha problemas em sua pele tão sensível.