Como tratar assaduras de bebê

assaduras causa

Pele avermelhada, quente e com pequenas bolhinhas é sinal de assadura, mas o problema é simples de tratar

Não existe uma mãe sequer no mundo que nunca teve de lidar com as assaduras no bumbum de seu bebê. Esse é um problema comum, com um nome médico que parece mais complicado do que o distúrbio em si (eritema da fralda), mas que pode ser tratado facilmente em casa, com alguns truques desenvolvidos por mamães do mundo inteiro.

A primeira coisa a fazer é identificar se o bebê está com assaduras mesmo, porque o problema pode ser mais sério. Se houver vermelhidão da pele do bumbum, se a região estiver quente e com bolhinhas, e se a fralda estiver muito tempo em contato com o bumbum, o diagnóstico é mesmo assaduras.

Outro fator que indica que o seu bebê está com o bumbum assadinho é o fato de ele chorar quando você troca a fralda, porque quando você faz a limpeza mesmo que com produtos bem gentis com a pele e com algodão, o incômodo e o desconforto aumentam, fazendo a pele ficar ainda mais sensível e dolorida.assaduras causadas por xixi

Mas se o seu pequeno estiver sofrendo com esse problema, não se desespere. Existem soluções caseiras bem eficazes para tratá-lo e acabar de uma vez por todas com o desconforto que ele provoca.

O mais eficiente de todos, comprovado por todas as mamães que já enfrentaram essa situação, é deixar o pimpolho sem fralda por algum tempo todo dia. Assim, a pele pode respirar e a ausência de contato com a fralda faz a pele sensível do bumbum se recuperar, em função da ausência de calor e umidade.

Além disso, é importante aplicar um produto apropriado para o tratamento da assadura, como uma pomada. As mais comuns são Bepantol, Hipoglós e Sudocrem. A pomada deve ser aplicada toda vez que a fralda for trocada, porque ajuda a cicatrizar a pele e trata a assadura de forma eficaz. O mais importante é que ela não causa ardência ou desconforto nos bebês, mas é bastante gentil com a pele do bumbum.

Mais uma dica superimportante é trocar a fralda do bebê com frequência, porque o contato do xixi com a pele por um tempo prolongado é o que causa a assadura. Se a pele do pequeno já estiver irritada, a urina e as fezes retidas na fralda vão apenas piorar o problema, e causar bastante desconforto ao seu pimpolho.

Não sabe com que frequência trocar a fralda? Bem, como regra geral, seu bebê faz xixi a cada hora e cocô a cada três horas. É claro que não precisa fazer a troca a cada xixi se usar uma boa fralda, que tenha alto índice de absorvência, mas tente colocar uma fralda limpa a cada três horas ou antes/após cada refeição. E nem pense duas vezes quando o bebê fizer cocô: é hora de trocar a fralda imediatamente.

Um último conselho: procure fazer a higienização da pele do bebê com água quente e gaze ou algodão, ou mesmo com uma toalha de algodão, toda vez que fizer a troca da fralda, e sempre use talco para finalizar. Os lencinhos umedecidos, que são tão práticos, podem provocar e até piorar a irritação da pele do bumbum do bebê, porque geralmente contêm perfume e outros químicos que são agressivos à pele.

A assadura, quando tratada adequadamente, é um problema passageiro, e não terá nenhuma consequência mais grave, mas se não for tratada, pode evoluir para condições de pele mais complicadas e doloridas, como candidíase ou infecção bacteriana.