Como Tirar a Fralda Noturna: Dicas Simples e Eficazes

como tirar o bebe da fralda

Todos os pais têm essa pergunta em mente quando a criança está virando um (a) mocinha (o). Isso é algo natural que todos os pais vão passar em uma fase da vida. O processo de desfralde é um processo longo e precisa ter muita paciência para o desfralde dar certo.

Ser pais de primeira viagem não é uma tarefa fácil, primeiro filho, ainda está dando umas mancadas no processo. Isso é normal. Quando somos pais, nosso pensamento é sempre proteger os filhos de qualquer situação, mas esquecemos de que eles são criados para criar asas para o mundo.

Por isso, este artigo é para as mamães que estão com dúvidas sobre o processo de desfralde do filho e como tirar a fralda noturna. Confira algumas dicas:

Quando tirar a fralda noturna?

O processo do desfralde noturno é muito mais difícil que o processo do desfralde diurno. Isso, porque os bebês estão dormindo de noite e para não acordá-los é bem mais complicado. Como você pode fazer isso de maneira rápida e fácil? Sem afetar seu filho, deixa-lo com vergonha e sem fazer você perder a paciência?

Analise o comportamento do seu filho

Veja como é o comportamento dele no dia a dia, ele pede para fazer xixi e cocô ou é você quem sempre pergunta? Ele chega a controlar suas necessidades por vergonha de pedir para ir ao banheiro? Existem todos esses fatores.

Se ele pede para fazer xixi e cocô para você, está na hora de você iniciar o processo de desfralde noturno. Lembre-se que é normal uma criança fazer xixi na cama com até seis anos de idade. Às vezes por preguiça de sair da cama, por vergonha, por muitos outros fatores. Então os pais têm de ser muito pacientes nessa fase.

Como tirar a fralda de noite?

Diga com cautela para seu filho o quanto você está feliz por ele fazer xixi e coco durante o dia. Esse ele pode fazer isso a noite também. Explique que é importante ele fazer isso a noite para ele ficar sequinho.

Após seu filho estar ciente de como funciona o desfralde noturno, siga uma das alternativas abaixo para analisar qual será a certa para seu filho:

Opção 1. Veja se seu filho tenha a iniciativa de não querer mais usar as fraldas quando for dormir. Essa opção pode demorar mais, dependendo da criança, em contrapartida, seu filho não faz mais xixi na cama.

Opção 2. Após esclarecer para o seu filho o que foi dito antes, você pode tirar as fraldas do seu filho e deixa-lo apenas de calcinha (se for menina) ou cuequinha (se for menino) quando for dormir.

Usar o banheiro durante a madrugada

Uma dica extra que pode te ajudar muito é levar seu filho ao banheiro durante a madrugada para ele ter o gosto de como é fazer suas necessidades independentemente. Hoje em dia, as crianças são inteligentes demais, elas conseguem pegar fácil todos os quesitos ditos.

Boa sorte mamãe!