Como Tirar a Fralda Noturna

desfralde noturno

Com o lento passar da maternidade, uma dúvida que começa a assombrar muitas mães inexperientes é como fazer o desfralde noturno. Esse delicado processo necessita de total atenção e cooperação dos pais para que ele ocorra da forma mais fácil possível para tanto os pais quanto o bebê.

Como fazer o desfralde noturno?

O desfralde é um lento processo de adaptação da criança ao controle de suas necessidades fisiológicas, e para tal, deverá ser um processo adaptado a cada bebê, para que assim ele não seja danoso ou traumático, e seja o mais rápido e efetivo possível.

desfralde noturno tardio

Justamente por isso não existe uma idade certa para realizar o processo de desfralde, alguns bebês conseguem ficar sem as fraldas com aproximadamente um ano e meio, outros mais tarde, com apenas três anos e isso é totalmente normal, você não precisa se preocupar com isso, nem com o fato de que meninas costumam deixar as fraldas antes dos meninos.

Outro ponto que pode ser determinante em todo esse processo de desfralde e ajuda a ocorrer mais cedo é a presença membros mais velhos dentro da família, uma vez que este acaba servindo como espelho para o bebê e ele tende a querer imitá-lo, até mesmo no fato de já usar o banheiro.

Para tornar todo o processo de desfralde mais simples, permita que o bebê veja as pessoas da família fazendo xixi, como as crianças aprendem imitando isso vai ajudá-lo nesse processo, e aproveite para explicar como meninos e meninas fazem xixi de maneira diferente, que essas diferenças são totalmente normais.

dificuldade em desfraldar

Quando o bebê já estiver totalmente acostumado a fazer xixi no banheiro e não acontecerem mais acidentes durante o dia é um sinal de que chegou o momento de tirar as fraldas do bebê para dormir, mas como fazer o desfralde noturno?

É importante que você converse com o seu filho, explique que ele não irá mais usar fraldas para dormir, que ele precisa controlar o xixi e o cocô para acordar pela manhã sequinho e que caso ele precise ir ao banheiro ele pode chamar a mamãe ou o papai para levá-lo ao banheiro, não importa quantas vezes precise.

Caso você ainda se sinta insegura e tenha medo de que aconteçam acidentes durante a noite, você pode colocar o bebê para dormir usando uma cuequinha ou uma calcinha e depois que ele pegar no sono você coloca uma fralda nele, assim ele mantém na cabecinha que tem que se controlar e você fica mais tranquila, sem riscos de acidentes.

desfralde 4 anos

Quando essa fralda começar a amanhecer sequinha você pode parar de colocá-la em seu bebê, pois o processo de desfralde noturno já foi concluído.

Existem algumas dicas que podem te ajudar a evitar acidentes durante a noite, caso você decida não colocar mais fralda no seu bebê, nem mesmo após ele ir dormir.

A primeira dica que pode te auxiliar muito em como fazer o desfralde noturno é não permitir que o bebê ingira nenhuma bebida após as 18 horas, ou próximo ao horário de dormir. Assim quando ele for se deitar estará com a bexiga vazia. Assim, você irá diminuir as chances dele ter necessidade de ir ao banheiro durante a noite ou madrugada.

Com uma ingestão menor de líquidos é também mais fácil aprender a segurar a necessidade de ir ao banheiro.

Uma outra coisa que ajuda bastante em como fazer o desfralde noturno é acordar durante a madrugada e levar o bebê ao banheiro, o fato de perder algum tempo de sono não é muito agradável, mas os acidentes noturnos ficam menos propensos a acontecerem.

Essas e demais dicas estão presentes no e-book gratuito Bebê Sequinho. Esse maravilhoso e-book pode te ajudar muito a como fazer o desfralde noturno e é encontrado nesse link aqui.