Como Tirar a Fralda do Bebê

fralda da noite

Os pais de primeira viagem acabam tendo muita dificuldade e dúvidas de como tirar a fralda da noite.

As dúvidas são diversas, como, quando começar o processo de desfralde, o que fazer para retirar a fralda de uma maneira que facilite o processo para o bebê, e como agir caso o desfralde seja um fracasso no começo.

É muito comum se perguntar sobre como tirar a fralda da noite para alguém da família ou amigos, e isso pode acabar deixando os pais de primeira viagem ainda mais confusos, pois nenhuma criança é igual uma a outra, e pode ser bem complicado tentar adaptar um método com seu bebê.

Pensando nisso, reunimos informações que podem te ajudar com todos os tipos de situações relacionadas ao desfralde. Hoje vamos te ensinar principalmente pontos importantes de como tirar a fralda da noite

fralda da noite como tirar

Mas como tirar a fralda da noite?

O ideal é que o processo de desfralde noturno só comece a ocorrer depois que o seu bebê já estiver totalmente adaptado a ficar sem fraldas durante o dia e saiba efetivamente utilizar o banheiro, mesmo que somente supervisionado. É importante observar também se o bebê já tem total controle de suas necessidades e se acidentes já não acontecem mais.

Então, há toda uma preparação e adaptação antes de se começar a tentar tirar a fralda do bebê, e esse processo é variável demais de bebê para bebê. Não apresse o processo e compare o progresso entre crianças, é uma atitude que pode até mesmo te deixar ansiosa durante todo o processo, e pode interferir em outros passos de como tirar a fralda da noite.

Mesmo que seu bebê já consiga controlar ao menos uma de suas necessidades durante o período que ele passa acordado, comece a prestar atenção se ele tem controle enquanto ele dorme, verificando a fralda que ele acorda. Caso ele ainda acorde com alguma coisa nas fraldas, o ideal é esperar até ele começar a acordar sem nada.

É comum crianças acordarem somente com uma de suas necessidades na fralda depois de um tempo. Isso normalmente significa que ele sabe controlar efetivamente ou o número 1 ou o número 2, e está desenvolvendo bem esse controle. Não há diferença no tratamento entre bebês que fazem somente uma de suas necessidades, somente é um bom sinal de progresso.

quando tirar fralda da noite

O primeiro passo para iniciar o processo do desfralde noturno do seu bebê é conversar com ele, explique a importância de ele ficar sequinho durante a noite, reforce que caso ele sinta vontade de fazer xixi ou cocô durante a noite ele pode te chamar, quantas vezes precisar assim como faz durante o dia, para te acompanhar ao banheiro.

Explique para o seu bebê o que vai acontecer, que ele não vai mais usar as fraldas nem durante a noite, tente ser a mais didática possível ao explicar isso para o seu pequeno. O conhecimento torna todo esse processo menos assustador e também mais simples.

Após essas explicações você pode tirar as fraldas do bebê e deixá-lo dormir apenas de cueca ou calcinha. Caso tenha medo de acontecer acidentes durante as noites, após o bebê pegar no sono você pode colocar a fralda nele sem que ele perceba, assim você acaba evitando os acidentes e o bebê como não sabe que está de fralda, ele mantém na cabecinha que não pode fazer xixi.

Você também pode aguardar o momento em que o bebê diga que não quer mais usar fraldas, isso costuma demorar mas vai acontecer, ele vai começar a se sentir incomodado por estar usando fralda e não vai querer mais. Como a iniciativa partiu do próprio bebê, as chances de acontecerem acidentes noturno são bem menores.

idade para o desfralde noturno

Outra dica bastante útil para evitar que aconteçam acidentes durante a noite é não permitir que o seu bebê ingira nada líquido após as 18 horas, isso faz com que a bexiga dele esteja vazia quando for dormir, o que evita que aconteçam acidentes.

Você também pode levar o bebê ao banheiro antes de ele ir para a cama, assim você evita de ele sentir vontade de fazer xixi durante a noite e acontecerem acidentes, o ideal é levar o seu bebê ao banheiro umas duas vezes antes de ele dormir, assim a bexiga dele estará mais vazia quando ele for se deitar.

Outras coisas que pode ser feita é acordar de madrugada e levar o bebê ao banheiro, apesar de você acabar tendo que perder alguns minutos de sono, isso também ajuda a evitar que aconteçam acidentes durante a noite.

Essas dicas vão te ajudar a descobrir como tirar a fralda da noite de seu bebê, e estão presentes no E-book Bebê Sequinho, onde tem diversas outras dicas que podem te ajudar nesse árduo processo. O E-book está disponível gratuitamente nesse link.