Como saber se o meu bebê está com frio ou com calor

como identificar a temperatura ideal para o bebe

Não é aconselhável exagerar nas cobertas e roupas para o bebê não sentir frio ou calor demais

O seu bebê só se comunica por meio do choro – e este é bem mais comum do que você gostaria. Então, como saber se ele está chorando por ter fome, por sentir cólica ou por causa da temperatura?

Essa é uma questão que com certeza deixa dúvidas em muitos pais, e talvez a maioria não saiba que os bebês normalmente não sentem tanto frio como crianças mais velhas e adultos. Mas isso não significa que eles não precisam estar sempre bem aquecidos, para que mantenham a sua temperatura corporal.

Só para que você entenda o que se passa com o seu pequeno, quando ele nasce, encontra uma temperatura que é 10ºC mais baixa que a do útero. Mas ele se adapta a essa nova realidade muito rapidamente, e sua temperatura se ajusta àquela que é padrão para todos – entre 35,5ºC e 37,5ºC.bebes sentem mudança na temperatura

Geralmente o bebê tem as mãos ou os pés frios. Então, quando suas extremidades estão quentes, isso pode ser um indicativo de que ele está muito aquecido. Outros locais que podem ser verificados para saber se o recém-nascido está muito quente ou muito frio são as costas e o pescoço.

Se você notar sinais de suor no pescoço, nas orelhas e nas mãos do seu bebê, isso pode ser um forte sinal de que ele está com calor. E se ele estiver muito agasalhado, também pode ficar irritado.

Estes são alguns locais para checar se o seu filho está sentindo frio ou calor:

Frio: cheque a temperatura da barriga, do peito e das costas do recém-nascido. Se a sensação for fria nesses locais, ele provavelmente está sentindo frio. Outros sinais disso são tremores, apatia e palidez.

Calor:  Verifique a temperatura nos mesmos locais. Se a pele estiver úmida e pegajosa e houver a presença de suor, o bebê provavelmente está com calor. Outros sinais disso são o rosto e as orelhas com cor rosada e uma frequência cardíaca maior do que a normal.

Para manter a temperatura corporal do bebê em um nível adequado, a temperatura ambiente deve ficar entre 18ºC e 21ºC. Não agasalhe demais o seu bebê – essa é uma tendência de toda mãe, especialmente quando o seu pequeno tem menos de 6 meses de vida.

Uma dica é colocar no bebê uma camada a mais de roupa em relação ao que você está vestindo. Assim, se você estiver usando apenas uma camiseta de manga curta, vista seu bebê com uma de manga comprida.

Durante o verão,use roupas feitas com tecidos como algodão, linho ou cambraia,que por serem mais leves e frescos não irão levar o bebê a transpirar. Durante o inverno,use roupinhas e casacos de lã ou malha.não agasalhe demais o bebe

Quando for trocar o bebê, não o dispa totalmente, para depois vesti-lo de novo. Em vez disso, troque uma peça de roupa de cada vez, para evitar que ele fique todo despido e sinta frio.

Saber quando o bebê está com muito frio ou muito calor requer que você verifique sempre sua pele e preste atenção aos sinais que o pequeno lhe dá. E evitar que ele esteja desconfortável com a temperatura é garantir que ele permaneça sempre saudável.