Como saber se o bebê está com fome?

o que fazer se o bebe esta sem fome

No período da amamentação, é muito comum a mãe se perguntar se o seu bebê está com fome. Como os recém-nascidos só se comunicam por meio do choro, inclusive logo após uma mamada, fica difícil saber se eles estão com fome e se consumiram a quantidade adequada de leite.

No entanto, não há motivos para preocupação. O corpo da mãe sempre irá produzir a quantidade de leite que o bebê necessita, e este irá mamar até estar satisfeito, nunca deixando o peito se ainda estiver com fome.

Quanto mais a mãe der de mamar, mais leite irá produzir, e será necessário acordar o pequeno para amamentá-lo se ele dormir mais de três horas seguidas durante o dia, ou quatro horas durante a noite. Com o tempo, o recém-nascido irá acordá-la quando estiver com fome. A amamentação deverá ser feita todas as vezes que o bebê quiser – não existe um número padrão de mamadas.

A quantidade de leite de que o bebê necessita depende de cada um. Fatores como peso e estatura irão determinar essa quantia. Mas é bom saber que a maioria dos recém-nascidos irá mamar de oito a 12 vezes por dia, e de 15 a 20 minutos por vez.

Algumas vezes o bebê pega o peito apenas para sugar, como se fosse uma chupeta, e não ingere o leite. Para saber se o bebê está se alimentando corretamente, é necessário observar alguns fatores.

saber se eles estão com fomeProcure ouvir se o seu pequeno está engolindo o leite à medida que mama. Você vai perceber o barulho do leite descendo pela garganta. Além disso, observe se o bebê está tranquilo e relaxado depois de mamar. Ele deverá estar pronto para cair no sono.

Outra coisa a observar é a fralda. O normal é pelos menos 5 a 6 fraldas molhadas com urina de uma cor amarela clara por dia. As fezes devem ser moles, com cor variando entre o castanho e o amarelo, de 1 a 5 vezes por dia até o final do segundo mês de vida. Note que se houver constipação, isso não significa que o recém-nascido está mal alimentado, porque esse é um problema comum em bebês.

Um terceiro indicativo de que o pequeno está bem alimentado é o peito da mãe. Se as mamas estiverem suaves e macias após cada mamada, dando a sensação de que estão vazias, isso é um sinal de que o bebê se alimentou bem.

Com 15 semanas de vida, o recém-nascido geralmente está 10% mais pesado do que na primeira semana de vida, o que é outro indicativo de que ele está ingerindo a quantidade necessária de leite.

Portanto, continue amamentando o seu bebê regularmente e não fique preocupada com a possibilidade de ele não estar se alimentando bem ou estar com fome. Desde que a amamentação seja feita com a regularidade aconselhada, seu pequeno estará seguro e satisfeito.