Como produzir mais leite para seu bebê

Às vezes, a baixa produção do leite materno pode estar relacionada com alguma questão da saúde da mãe ou com a falta de estímulo na amamentação do bebê.

Estímulo da amamentação 

Quanto mais o seu bebê mama, mais leite irá produzir. Ele deve mamar sempre que tem fome, e, se possível, deixar que consuma o leite da mama até ao fim antes de oferecer a outra.

A amamentação deve continuar mesmo que esteja com mastite ou bico do seio machucado, pois a sucção ajuda no tratamento.

Pegada correta

A sucção correta da forma e regular é muito importante, porque a produção do leite depende dessa demanda. Sem uma amamentação eficiente, a produção vai cair e aumentará as chances da mãe se machucar.

O jeito certo do bebê mamar é abocanhando a aréola toda. Se ele pegar só o bico, só conseguirá chupar, sem sugar realmente. A melhor posição é colocar a cabeça e o corpo voltados para que possa abrir a boca do bebê com mais tranquilidade ao levá-la ao seio.

Beber água

Uma mulher que está amamentando precisa ingerir de 3 a 4 litros de líquidos por dia, podendo ser água, sucos e sopas. Recomenda-se sempre beber 1 copo de água, chá ou suco antes e após amamentar.

Evitar a chupeta 

A chupeta pode atrapalhar o desenvolvimento se for usada logo no começo, quando o bebê ainda está aprendendo a mamar. Durante os 10 primeiros dias é melhor não dar.

Descanso 

A mãe precisa ter um descanso, pois o estresse e a ansiedade influenciam na amamentação. Isso é importante, principalmente nos primeiros meses, porque o cansaço nesse período prejudica a saída do leite.

É preciso descansar sempre que puder para o corpo ter a energia necessária para o processo de produção. O repouso deve ocorrer entre as mamadas, onde a mãe pode aproveitar para ficar sentada quando acabar. E, se possível, é bom evitar as tarefas domésticas que exigem mais esforço nesse espaço de tempo.

É importante que a mãe esteja tranquila e que a amamentação seja realizada em um ambiente também calmo.

Alimentação adequada 

O que uma mãe consome interfere diretamente no leite materno e, por isso, deve-se manter uma dieta equilibrada, sem álcool ou cigarro. Existem alguns alimentos que ajudam na lactação, como:

A sementes de erva-doce que ajuda a aumentar a produção de leite materno e previne a cólica no bebê;

O alho que também possui muitas propriedades curativas;

Os legumes vermelhos que são ricos em betacaroteno que beneficia o bebê na amamentação;

As nozes e as castanhas que são boas fontes de magnésio e ácidos graxos que beneficiam a saúde da mãe;

A aveia que é uma grande fonte de ferro, cálcio e fibras agem de forma beneficia na amamentação;

O manjericão que é uma excelente fonte de vitamina K, que além de ajudar na produção de leite, proporciona um efeito calmante;

O salmão que é uma grande fonte de ômega 3 que cuida da saúde de mãe e filho como um todo; etc.