O bebê é totalmente dependente da mãe e do pai e, mesmo o seu funcionamento fisiológico precisa ser supervisionado.
Arroto
O arroto é a liberação de bolhas de gás pela boca, que gera um som e cheiro diferentes. Quando o bebê acaba de mamar, junto com o arroto, um pouco de leite pode acabar voltando. Esse líquido é a golfada que vem do estômago, e é o motivo da necessidade de sempre usar um pano quando pôr o bebê para arrotar. Tudo isso, é comum até os 6 meses, devido ao fato de o sistema digestivo dele ainda estar se desenvolvendo.
Se essas bolhas ficam presas no estômago, podem causar desconforto, e fazer o bebê se contorcer e chorar. O choro é a forma que ele encontra para avisar quando está cansado, com fome, com frauda suja ou entediados, o que torna difícil saber o motivo do choro. Por isso, o ideal é estimular o bebê a arrotar regularmente após cada mamada, prevenindo que engasgue com o leite ou regurgite.
Soltar pum também é importante, porque é outra forma do pequeno corpo dele acabar com os excessos de gases quando for possível. Além disso, ele ajuda a aliviar as cólicas.
Como fazer o bebê arrotar
Há duas posições para fazer o bebê arrotar: uma por cima do ombro e a outra sentado no colo.
Pelo ombro
Coloque o bebê por cima do ombro na vertical, de frente para você, com uma mão segurando. Então, vire de costas e de uns tapinhas com a palma da mão fique 20 minutos com ele em pé antes de deita-lo novamente.
É importante que durante todo o tempo a cabeça do bebê fique apoiada.
No colo
O bebê deve ser sentado no colo, usando os braços e uma das mãos para apoiar o corpo e a cabeça. Com a outra mão dar uns tapinhas nas costas para que ele arrote.
Independente da posição, é preciso ter um pano na boca do bebê para caso ele solte um pouco do leite.
Como fazer o bebê soltar gases (pum)
Há duas melhores formas de ajudar o bebê a soltar os gases e aliviar as cólicas é pressionar ou fazer massagem na barriguinha.
Pressionar o abdômen
Para comprimir o abdômen, deite-o de barriga para cima e dobre os seus joelhos em cima dele, pressionando levemente. Mesa as perninhas como se ele estivesse pedalando no ar.
Massagem no abdômen
A massagem abdominal deve ser feita com suaves movimentos circulares, indo de cima para baixo, empurrando os gases para fora do corpinho.
Cólica
Se o bebê estiver sofrendo muito com as cólicas, você pode preparar um banho de imersão com temperatura entre 36ºC e 37ºC para relaxá-lo. O ambiente deve ficar silencioso ou com uma música mais suave tocando mais baixinho. Diminua a intensidade da luz, converse ou cante para ele.
Outra dica é passar uma fralda com ferro e coloca-la quente em cima da barriga. O calor age no fluxo sanguíneo e diminui o desconforto.