Como fazer para ele arrotar e soltar gases

O bebê é totalmente dependente da mãe e do pai e, mesmo o seu funcionamento fisiológico precisa ser supervisionado. 

Arroto

O arroto é a liberação de bolhas de gás pela boca, que gera um som e cheiro diferentes. Quando o bebê acaba de mamar, junto com o arroto, um pouco de leite pode acabar voltando. Esse líquido é a golfada que vem do estômago, e é o motivo da necessidade de sempre usar um pano quando pôr o bebê para arrotar. Tudo isso, é comum até os 6 meses, devido ao fato de o sistema digestivo dele ainda estar se desenvolvendo.

Se essas bolhas ficam presas no estômago, podem causar desconforto, e fazer o bebê se contorcer e chorar. O choro é a forma que ele encontra para avisar quando está cansado, com fome, com frauda suja ou entediados, o que torna difícil saber o motivo do choro. Por isso, o ideal é estimular o bebê a arrotar regularmente após cada mamada, prevenindo que engasgue com o leite ou regurgite.

Soltar pum também é importante, porque é outra forma do pequeno corpo dele acabar com os excessos de gases quando for possível. Além disso, ele ajuda a aliviar as cólicas.

Como fazer o bebê arrotar  

Há duas posições para fazer o bebê arrotar: uma por cima do ombro e a outra sentado no colo. 

Pelo ombro

Coloque o bebê por cima do ombro na vertical, de frente para você, com uma mão segurando. Então, vire de costas e de uns tapinhas com a palma da mão fique 20 minutos com ele em pé antes de deita-lo novamente. 

É importante que durante todo o tempo a cabeça do bebê fique apoiada.

No colo

O bebê deve ser sentado no colo, usando os braços e uma das mãos para apoiar o corpo e a cabeça. Com a outra mão dar uns tapinhas nas costas para que ele arrote.

Independente da posição, é preciso ter um pano na boca do bebê para caso ele solte um pouco do leite.

Como fazer o bebê soltar gases (pum) 

Há duas melhores formas de ajudar o bebê a soltar os gases e aliviar as cólicas é pressionar ou fazer massagem na barriguinha.

Pressionar o abdômen 

Para comprimir o abdômen, deite-o de barriga para cima e dobre os seus joelhos em cima dele, pressionando levemente. Mesa as perninhas como se ele estivesse pedalando no ar.

Massagem no abdômen

A massagem abdominal deve ser feita com suaves movimentos circulares, indo de cima para baixo, empurrando os gases para fora do corpinho.

Cólica

Se o bebê estiver sofrendo muito com as cólicas, você pode preparar um banho de imersão com temperatura entre 36ºC e 37ºC para relaxá-lo. O ambiente deve ficar silencioso ou com uma música mais suave tocando mais baixinho. Diminua a intensidade da luz, converse ou cante para ele.

Outra dica é passar uma fralda com ferro e coloca-la quente em cima da barriga. O calor age no fluxo sanguíneo e diminui o desconforto.