Como fazer o bebê engatinhar mais rápido

bebe não quer engatinhar

Seu pequeno irá lhe mostrar sinais de que está pronto, e você poderá ensiná-lo a engatinhar mais rápido

Todos os pais anseiam por ver seus bebês se desenvolvendo e começando a se tornar independentes, e um dos primeiros marcos desse desenvolvimento se mostra quando eles começam a engatinhar. Esse é um processo natural do crescimento, mas existem maneiras de estimular o seu pequeno para que ele comece a engatinhar mais rápido.

O bebê normalmente aprende a engatinhar entre os 6 e os 10 meses de vida, embora não haja motivos para preocupação se o seu filho já atingiu essa idade e ainda não está se movendo sozinho. Se ele for um pouquinho mais pesado, ele pode demorar mais a engatinhar, por achar difícil sustentar o seu corpo.

No entanto, você também pode lançar mão de alguns truques para fazer o seu bebê começar a engatinhar mais rápido. Apenas certifique-se de que ele esteja pronto para isso. Você irá saber se a hora chegou quando o pequeno já conseguir sustentar a cabeça, rolar no chão e se sentar.

Veja aqui algumas dicas para ajudar o seu bebê a começar a engatinhar.

  1. Coloque o bebê de bruços

estimular bebe a  engatinharO bebê se sente muito confortável quando está de barriga para o chão, portanto coloque-o nessa posição e deixe que ele explore o chão. Essa atividade vai ajudá-lo a desenvolver as atividades motoras e o controle da cabeça, dos músculos dos braços e do pescoço. Deixe-o nessa posição por dois minutos no início, e abaixe-se ao nível dele para que ele se sinta mais confortável. Quanto mais ele ficar de bruços, mais rapidamente irá se sentar e engatinhar.

  1. Limite o tempo do seu bebê na cadeirinha ou no andador

É importante que o seu pequeno passe algum tempo sentado, mas você precisa estimulá-lo para que ele engatinhe. Você pode achar que o andador ajuda o bebê a andar mais rápido, mas isso não é verdade, porque o pequeno não está fazendo muito esforço quando está apoiado pelo andador. Quanto mais o bebê se movimentar sem se cansar, melhor.

  1. Ajude o bebê a ter força nas costas

É claro que o seu filho irá precisar da sua ajuda antes que consiga se sentar sozinho, e se ele tentar fazer isso, use a sua mão para sustentar as costas e a cabeça dele, fazendo com que fique reto. Isso será importante para que ele desenvolva os músculos necessários para manter a cabeça firme enquanto engatinha.

  1. Coloque o bebê em um lugar confortável

O local ideal para que o bebê comece a engatinhar deve ser confortável e macio, como o carpete, que deve ser forrado com um lençol, para evitar ferimentos nas mãos e nos joelhos. Se o seu piso for frio ou de madeira, coloque um cobertor no chão. Certifique-se de que o ambiente esteja bem iluminado, porque do contrário o bebê pode se sentir sonolento.

  1. Coloque um brinquedo ao alcance do bebê

Fale com ele e incentive-o a alcançar o brinquedo. Com isso, você perceberá que o pequeno fará movimentos para alcançar o brinquedo, e começará a explorar suas possibilidades de fazer isso. Só tenha cuidado para que ele não se sinta irritado e frustrado por não alcançar o brinquedo, porque isso pode interferir no processo de engatinhar.como ajudar bebe a  engatinhar

Você não deve forçar o bebê a engatinhar se ele não estiver pronto, mas se perceber que a hora chegou, utilize esses métodos para fazer o seu pequeno começar a engatinhar mais rápido. Se você der o empurrão inicial, ele irá desenvolver o seu próprio ritmo e logo estará mais independente, explorando o mundo ao seu redor.