Como escolher a fralda certa

fralda boa

O bebê está chegando e o dilema começa: qual é a melhor fralda? Veja aqui algumas dicas de como escolher

Na hora de montar o enxoval do bebê, o item que parece dar mais trabalho e dor de cabeça é a fralda. Isso porque existem tantas opções, e muitas delas são tão parecidas, embora sempre haja um diferencial ou outro, que a tarefa da escolha se torna realmente um dilema. E não tem como fugir de fazer a compra antecipada do produto, porque o recém-nascido pode precisar de até 12 trocas por dia!

Mas calma, mamães e papais. Não há motivo para desespero. Até porque sempre é possível trocar de marca se você não gostar da que escolheu ou se o seu pimpolho não se adaptar bem a ela. Então vamos falar um pouco de como fazer a escolha no começo.

desfralde bebe

A primeira coisa a considerar é a qualidade do produto. Você certamente não quer que o seu filhote se sinta desconfortável o dia todo, e ainda tenha assaduras, não é? Por isso, procure nos rótulos informações sobre se o produto é hipoalergênico, se tem alto índice de absorção de xixi, se o elástico ao redor da cintura é adaptável e se é possível abrir e tornar a selar o fecho adesivo da fralda para ajustá-la entre uma troca e outra – mas o ideal é que a fralda não se mova do lugar conforme o bebê se mexe.

O tamanho certo da fralda é aquele que vai oferecer maior liberdade de movimentos ao seu bebê, e que não vai apertar a ponto de deixar marcas de elástico na cintura e nas perninhas. É bastante fácil checar esse quesito: basta verificar indicado para cada criança nas embalagens dos produtos.

fralda qualidade

A textura da fralda também é fundamental. Escolha um produto com alta maciez e que seja suave ao toque – pense que esse material irá ficar em com contato com o bumbum do seu bebê o dia todo, inclusive à noite. Se fosse a sua pele, imagine como se sentiria usando aquele produto 24 horas por dia. Agora pense que a pele do bebê é 4 vezes mais sensível que a sua. Portanto, escolha uma marca cuja maciez seja a maior possível.

Quando aos vazamentos, normalmente a fralda que têm barras laterais reforçadas e um fecho que possa ser ajustado quantas vezes forem necessárias, é a mais indicada para evitar que eles ocorram. Isso também será útil para que você fique de olho na absorção da fralda – entre uma troca e outra, o que geralmente deve ocorrer a cada três horas, em média, é sempre bom abrir a fralda e verificar se o bumbum do bebê está sequinho.

E não se esqueça que os recém-nascidos necessitam de fraldas especiais, mas elas não são difíceis de ser encontradas, porque todas as principais marcas têm produtos para as primeiras semanas de vida do pimpolho – inclusive bem pequenininhas, para os bebês prematuros. A absorção dessas fraldas é bem maior e o corte frontal evita o contato com o umbigo do recém-nascido, que ainda está cicatrizando depois do corte do cordão umbilical.

Organize-se antes do nascimento do seu bebê comprando alguns pacotes de fraldas, mas não faça grandes estoques para não ter prejuízos se não gostar da marca ou se o seu pimpolho não se adaptar a ela. O ideal é comprar dez pacotes, e depois começar a fazer os seus testes.