Como aumentar a produção de leite materno

leite materno suficiente

O consumo de água e de alimentos saudáveis está entre as dicas para aumentar a produção de leite

Se você é mãe de um recém-nascido, com certeza deve se preocupar em não ter leite materno suficiente para amamentar o bebê, mas existem algumas medidas que você pode tomar no conforto de sua casa para aumentar a sua produção de leite.

Na verdade, quanto mais o bebê mama, mais leite a mãe irá produzir. Assim, para ter mais leite é aconselhável deixar o pequeno mamar o maior número de vezes possível – isso significa fazer a amamentação 10 vezes ou mais por dia. A ideia é amamentar o bebê todas as vezes que ele quiser, inclusive durante a noite.

E se você pensa que o fato de o bico de seus seios estar machucado é motivo para diminuir a frequência das mamadas, está enganada. A sucção do bebê e o próprio leite também ajudam a tratar esses ferimentos, chamados de mastite.

Veja aqui mais algumas dicas para aumentar a produção de leite materno. Se você as seguir, poderá produzir mais de 500ml de leite por dia.

  1. Consuma mais líquidos

Ingerir entre 3 e 4 litros de água, suco e sopas por dia é fundamental para a boa produção de leite. Além disso, é aconselhável tomar um copo de água, chá ou suco antes e depois da amamentação.

  1. Use uma bombinha de leite regularmente

Experimente tirar leite dos peitos durante as mamadas, utilizando uma bombinha de leite. Quanto mais leite você retirar, mas os peitos irão produzir. O ideal é bombear por 15 minutos a cada uma ou duas horas, dependendo da quantidade produzida.produzir mais leite

  1. Mantenha uma alimentação adequada

É de extrema importância que a mãe consuma alimentos ricos em água, como gelatina e frutas, especialmente laranja, melão e melancia. Outros alimentos associados à maior produção de leite, por fornecer maior energia, são a canjica, a castanha e o bacalhau.

  1. Amamente com os dois peitos

Sempre alterne os peitos nas mamadas. É fundamental que ambos os seios fiquem vazios para que possam produzir mais leite. Se os dois peitos se encherem de uma vez, você pode dar de mamar nos dois a cada mamada, ou retirar o leite de um deles com uma bombinha e amamentar com o outro.

  1. Relaxe

Quando a mãe descansa, seu organismo tem mais energia para trabalhar na produção de leite. Portanto, é aconselhável evitar fazer tarefas domésticas, e passar mais tempo relaxando, especialmente logo após as mamadas.

  1. Evite tomar medicamentos

Consulte o seu médico antes de consumir medicamentos, porque alguns podem levar à diminuição da produção de leite. Entre eles estão alguns diuréticos e remédios utilizados no tratamento da Doença de Parkinson, além daqueles que contém ergotamina, substância utilizada em medicamentos contra a enxaqueca. Discuta as opções de tratamentos com o seu médico.

Você poderá ter certeza de que está produzindo leite suficiente para o seu bebê se ele aumentar de peso conforme a orientação do pediatra. Por isso, é importante conversar com o seu médico para saber se o crescimento do bebê está ocorrendo de forma adequada. Se não estiver, ele pode orientar você a usar a mamadeira com uma fórmula para complementar a alimentação do recém-nascido.diminuição da produção de leite

Mas o mais importante é que o bebê seja amamentado até pelo menos os seis meses de vida. Então é fundamental que a mamãe garanta que ele tenha leite materno suficiente, fazendo tudo o que estiver ao seu alcance para aumentar a sua produção de leite.