Brinquedos musicais valem a pena?

A oferta de brinquedos musicais é ampla. Cada vez mais se vê nas prateleiras das lojas algum produto infantil que emite sons e entretém a criança.  Isso se explica pelos benefícios que os brinquedos musicais têm.

Brinquedos musicais na infância

Brincar com um brinquedo musical é um dos melhores recursos para estimular as habilidades cognitivas e sociais na infância. Além disso, o contato com a música se torna essencial para liberar emoções.

Atualmente, são conhecidos muitos benefícios de se brincar com um brinquedo musical na infância. Embora a maioria das crianças faça isso por diversão, a prática regular tem um impacto significativo no processo de desenvolvimento cognitivo, social e artístico.

Desde o início do processo de aprendizado, exercem-se importantes habilidades cerebrais, o ouvido aguça e a capacidade de expressar melhora. Além disso, fortalece esta arte, facilita a formação da personalidade da criança e permite que tenha uma melhor autoestima.

Benefícios dos brinquedos musicais

São diversos os benefícios de uma criança ter brinquedos musicais.

Promove o bem-estar emocional

O contato com brinquedos musicais ajuda a promover a sensação de bem-estar emocional nas crianças. Ao apreciar a música através da prática, as crianças liberam energias reprimidas e se sentem melhor consigo mesmas.

Esse efeito é particularmente benéfico para crianças que tendem a se frustrar facilmente ou que não sabem como verbalizar seus sentimentos. Melodias e músicas se tornam um de seus principais recursos de expressão e comunicação.

Melhora as habilidades cognitivas

Usar um brinquedo musical tem efeitos importantes no desenvolvimento do cérebro e no fortalecimento das habilidades cognitivas. As crianças que tocam violão, bateria, pianos ou qualquer outro dispositivo musical mesmo que por diversão têm melhor concentração e capacidade de resolver problemas.

A música estimula a atividade dos neurônios e os torna mais eficientes na transmissão de sinais. Dessa forma, com o tempo, leva a um pensamento mais rápido e a uma melhor memória. 

Além disso, favorece o desenvolvimento do pensamento crítico e lógico e estimula as áreas cerebrais relacionadas à matemática.

Fortalecer as habilidades linguísticas

A relação com a música desempenha um papel muito importante no desenvolvimento das habilidades linguísticas das crianças. Os brinquedos musicais com as letras ajudam a expandir vocabulário.

Promover habilidades sociais saudáveis

As crianças brincando com esse tipo de objeto têm mais facilidades para interagir no ambiente social. Como a autoestima e a autoconfiança da criança são fortalecidas, ela sente menos medo de entrar em contato com adultos e outras crianças.

Além disso, compartilha diversão com os amigos, aprende com o trabalho cooperativo e o jogo associativo. Se os pequenos criarem “uma banda”, descobrem juntos a magia da música e aprendem a resolver diferenças e trabalhar juntos.

Promover a criatividade

Os brinquedos musicais são um excelente recurso para estimular a criatividade e a curiosidade em crianças pequenas. Quando improvisam em uma flauta ou violão para criança, fortalecem a área do cérebro que lhes permite inovar e criar em qualquer outra área.

Ensina ter a paciência

Os padrões de aprendizado com música ajudam a fortalecer a capacidade de paciência nas crianças. Como alguns sabem bem, as crianças geralmente não apreciam essa virtude facilmente. Portanto, quando brincam de tocar um instrumento, aprendem que leva tempo para que pareça perfeito.

No entanto, é importante orientá-los e apoiar para que não desista quando tiverem dificuldades. 

Desenvolver habilidades motoras

Para usar um brinquedo musical em jogos e diversão as crianças necessitam empregar algumas das habilidades motoras e descobrem como coordenar os membros para dançar ou criar música. Além disso, eles aprendem a controlar os músculos e movimentos que muitos brinquedos exigem.

Oferece aprendizado contínuo

O relacionamento com a música e os brinquedos ensina as crianças a valorizar o aprendizado contínuo. Muitos são apaixonados por essa arte e tomam a decisão de explorá-la em muitos aspectos. Portanto, depois de dominar um brinquedo, é normal que eles desejem aprender a usar outro.

Além disso, ao encontrar infinitas possibilidades no ambiente musical, outros decidem que querem aprender a cantar ou compor suas próprias obras. Então, tudo junto leva a aprender mais.

Em resumo, aprender com um brinquedo musical é um grande suporte para o processo de formação da criança. Portanto, como outras artes são incentivadas, seria bom dar brinquedos musicais a ela.