O pensamento de que o pré-natal é algo só destinado à mulher é um dos elementos que ajuda a aumentar a cobrança em cima das mães em relação ao cuidado com os filhos.
Pré-natal
O pré-natal é o acompanhamento da gestação para a avaliação da saúde da grávida e do bebê. Ele é oferecido e recomendado pelo SUS, e ocorre por meio de seis consultas, exames prescritos pelo médico e participação em palestras e reuniões. Com ele, é possível descobrir se há alguma anormalidade no desenvolvimento do bebê e, se ele ou a mãe correm o risco de ter alguma doença ou infecção.
Para aumentar a participação dos pais na gestação de seu filho foi criado o programa de pré-natal do homem pelo Ministério da Saúde em 2011.

O que é o pré-natal masculino?
Normalmente, as pessoas acham que o pré-natal se trata de uma série de exames a gestante faz, trimestralmente para garantir a sua saúde e a do bebê. Porém, o existe o pré-natal masculino, que é direcionado aos homens durante a gestação de sua parceira.
O objetivo é fazer com que os homens passem a cuidar mais da saúde e ajude a prevenir doenças que podem ser passadas para a gestante e o bebê na gravidez. Também, é uma forma do pai ser incluído no período da gestação, já que é um benefício para o casal e a criança.
Como funciona o pré-natal masculino?
Antes, as ações em saúde eram voltadas para às mulheres. Com a implementação do pré-natal masculino, os homens podem se envolver integralmente na gestação, no parto, no cuidado e na educação. Uma atuação mais ativa faz com que os homens possam aprender mais sobre as responsabilidades, os compromissos, os deveres e as alegrias durante o aprendizado
O pré-natal masculino é responsabilidade das unidades de atenção básica dos municípios. Ele está presente nas políticas de saúde de todos os 26 estados e do Distrito Federal.
Com o resultado positivo da gravidez, a mulher é começa a entrar na rotina do pré-natal oferecido pelo SUS. É esse o momento que, também, deve começar a realização de exames e testes pelo parceiro. Na unidade de saúde, o homem faz os exames de rotina, testes e recebe a carteira de vacinação atualizada. São passadas informações em relação aos riscos e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, a possibilidade de fazer a vasectomia e, se necessário, são podem ser solicitados outros exames preventivos.
O pré-natal para os homens é, também, uma forma de mostrar aos homens que não costumam ir ao médico a importância dos exames preventivos. Os homens sofrem mais com o agravamento de doenças e acabam se consultando com o médico quando as doenças estão em estágio mais avançado.
Benefícios para o homem
O pré-natal masculino…
Aumenta o engajamento no tratamento contra a sífilis e o HIV, diminuindo as chances de transmissão para o bebê;
Facilita e incentiva os homens a fazerem parte das ações e serviços de saúde;
Ajuda a unir mais as famílias, com o maior envolvimento dos homens no cuidado com a saúde da mãe e do bebê;
Proporciona uma maior participativa da paternidade, ajudando no desenvolvimento físico, emocional e social aos filhos;
Estimula os homens a se cuidarem melhor, diminuindo a proliferação de doenças agudas e a mortalidade, ajudando a melhorar a qualidade de vida.
Primeira consulta do pré-natal masculino
Na primeira consulta o homem…
Fica inteirado da importância de sua participação na gestação;
Passa informações pessoais e socioeconômicas;
É orientado em relação ao seu acompanhamento no pré-parto, parto e pós-parto;
Recebe informações sobre a realização dos exames que podem identificar doenças, como a sífilis e HIV;
Trabalha a reação com a descoberta da gravidez e o sentido da paternidade;
Recebe orientações em relação aos métodos contraceptivos e de prevenção de DSTs;
É orientado sobre a vacinação e os serviços de saúde.
Segunda consulta do pré-natal masculino
Ocorre a análise dos resultados dos exames.
Estabelecimento dos tratamentos necessários.
Participação em grupos relacionados com a masculinidade e a paternidade.
Por que é importante?
É importante que os pais entendam que o nascimento do bebê é um momento único e que sua presença faz toda a diferença para a mãe.