11 Dicas Para Tirar a Fralda Com Sucesso

O desfralde do bebê é um dos processos que gera mais dúvida durante todo o processo de maternidade. Muitos pais não sabem quando ou como tirar a fralda noturna, que pode ser um grande desafio sem as informações certas.

Pois vim te informar que você não está sozinho nesse grande desafio, praticamente nenhum pai ou mãe de primeira viagem sabem o que fazer até irem buscar informações, e até pais experientes sofrem bastante com o processo de tirar a fralda com sucesso.

É um processo trabalhoso, que exige tempo e dedicação dos pais, e acidentes podem acontecer nos primeiros dias de desfralde, portanto, não se sinta frustrada com isso.

desfralde do bebê

Não existe algum manual que ensine como fazer o desfralde e como tirar a fralda noturna, mas existem algumas dicas que podem te ajudar e tornar esse processo mais simples, rápido e até mesmo prazeroso, tanto para você quanto para o bebê.

Abaixo nós iremos apresentar 11 dicas que vão te ajudar em todo o processo de desfralde diurno e noturno. Você saberá com detalhes como tirar a fralda noturna e diversas dicas que podem contribuir para agilidade e tranquilidade do processo.

É importante lembrar que cada criança possui o seu próprio tempo para se desenvolver, portanto, evite ficar comparando o seu bebê com o irmão mais velho, com um sobrinho ou com o filho da amiga, isso não faz bem para você nem para o bebê, e poderá evitar muita frustração.tirar a fralda noturna

Coisas para se fazer antes de saber como tirar a fralda noturna

  1. O ideal é, antes de começar o processo de tirar a fralda noturna, esperar até que o bebê já tenha total controle esfincteriano, ou seja, quando o bebê já consegue controlar o xixi e o cocô, isso torna o processo de desfralde mais rápido e mais tranquilo, e também tem menos chances de fazer sujeira.
  2. Uma ideia interessante é permitir que o bebê veja os outros membros da família fazendo xixi, assim ele se acostuma e começa a compreender que é algo normal usar o banheiro. Aproveite esse momento para também explicar que meninos fazem xixi em pé enquanto meninas fazem xixi sentadas.
  3. Compre os acessórios necessários para o processo de desfralde, como o penico ou o adaptador de vaso. O processo de adaptação varia bastante, mas deixe que seu bebê se acostume com o adaptador de vaso ou o penico, permita que ele cole adesivos coloridos, sente nele mesmo de roupa, antes de começar a fazer uso do acessório. Isso ajuda a se acostumar mais rápido.
  4. Leve o seu bebê para comprar cuecas ou calcinhas, deixe ele escolher as que mais gostar, com personagens, coloridas, e enquanto fazem compras, reforcem a ideia de que ele está crescendo, agora já é uma mocinha/rapazinho, que vai usar calcinhas/cuecas iguais aos que a mamãe/papai usam, isso ajuda para que todo o processo desfralde aconteça mais facilmente.

Nossas dicas de como tirar a fralda noturna

  1. É importante decidir se irá fazer todo esse processo de desfralde gradualmente, colocando fraldas quando acontecerem acidentes, ou se irá fazer o processo de uma única vez, caso essa seja a sua opção esteja preparada, pois acidentes vão possivelmente acontecer. Escolha o que é ideal tanto para você quanto para o bebê.
  2. Caso aconteça algum acidente, por mais que seja algo frustrante, não diga isso ao bebê, trate como algo normal e não brigue com ele, isso pode acabar desmotivando ele em sair das fraldas, ou até complicando todo o processo, o fazendo regredir bastante.
  3. Quando o bebê já está totalmente adaptado a ficar sem fraldas durante o dia é a hora de dar início ao processo de desfralde noturno, é importante esperar que o processo de desfralde diurno esteja completo antes de iniciar o desfralde noturno.
  4. Um bom conselho sobre como tirar a fralda noturna é não permitir que o bebê beba nenhuma bebida após as 18 horas, isso deixa a bexiga do bebê mais vazia e evita que aconteçam acidentes durante a noite.
  5. Você também deve levar o seu bebê ao banheiro antes de colocar ele para dormir, assim ele dorme com a bexiga vazia e o risco de acontecerem acidentes durante a noite diminui.
  6. Caso você note que estejam acontecendo acidentes noturnos com frequência com o seu bebê, você pode começar a acordá-lo durante a madrugada para levá-lo ao banheiro.

fralda noturna

Essas e mais diversas dicas e informações importantes para te auxiliar no processo de desfralde podem ser encontradas no e-book Bebê Sequinho, que é encontrado no botão abaixo:

como tirar a fralda