como fazer o desfralde noturno

Quando Tirar a Fralda Noturna

Nossos bebês passarão por diversas fases de adaptações, largar a chupeta e a mamadeira, deixar de dormir no quarto dos pais, começar a frequentar o banheiro, mas para isso acontecer é preciso que o pais comecem com o processo de desfralde, o desfralde noturno.

A realidade é que existem duas fases de desfralde: a primeira é o desfralde matutino, onde as mães deixam seus filhos sem fralda durante todo o dia, logo que essa fase tiver sucesso é o momento para dar início no desfralde noturno, o mais difícil deles.

Isso porque é durante a noite que os bebês têm menos controle das funções sobre o xixi e o coco, e é aí que acontece o tão conhecido xixi na cama. O que é totalmente normal se considerarmos que a criança ainda não tem controle sobre sua bexiga.

Muitas vezes, por causa desse processo do xixi na cama, muita mães acabam postergando o desfralde. Apesar de ser uma fase mais complicada, não tem porquê adiar o desfralde noturno, isso porque, de uma forma ou de outra, isto terá que acontecer, hoje, amanhã ou daqui um mês.

Mas para ajudar essas mamães que estão preocupadas com o desfralde noturno daremos algumas dicas de como iniciar o desfralde noturno e como proceder ao longo deste processo.

Desfralde noturno

O primeiro passo para iniciar o desfralde noturno e evitar o xixi na cama é você conversando com o seu bebê. Explique para ele que, agora, além de usar o banheiro ou o penico no período da manhã, você também quer que ele faça isso durante a noite.

É importante você ressaltar que, assim como ele faz durante o dia, te chamando toda vez que ele tiver vontade de fazer xixi ou coco, ele também deve fazer durante a noite.

Algumas mães colocam a fralda depois da criança dormir. Ela não vai perceber que está com a fralda e se sentirá na obrigação de segurar ou chamar a mãe quanto estiver com vontade de ir ao banheiro, evitando o xixi na cama.

Outra dica legal é levar a criança no banheiro durante a madrugada. Umas duas vezes será o suficiente. Ou você pode levar seu filho ao banheiro algumas vezes antes de dormir, desta forma ele consegue segurar a vontade de ir ao banheiro até o dia seguinte.

Evite também que a criança consuma líquidos após as 18 horas, dessa forma ela fica com a bexiga vazia e fica ainda mais difícil de acontecer no xixi na cama.

Xixi na cama

Como você começou o desfralde agora é normal que o xixi na cama aconteça por algum tempo, isso porque a adaptação vai variar de criança para criança. Mas uma forma de te ajudar – não sujar o colchão do seu bebê – e ajudar o seu bebê – não deixá-lo dormir em uma colchão molhado – é você usar um protetor impermeável no colchão.

Dessa forma, nem o seu bebê acorda todo molhado e nem estraga o colchão.

Mas a dica mais importante é você incentivar seu bebê durante todo o processo. Por exemplo, se acontecer o xixi na cama, não brigue com ele. Pelo contrário, converse com ele, diga que é normal e continue incentivando-o.

Agora, se ele conseguir passar a noite inteira sequinho, abrace-o, beijo-o e diga que ele está indo muito bem.

Não adianta de nada você pressionar o bebê para que ele se acostume rápido a usar o banheiro ou o penico. Essa pressão pode ter o efeito contrário, além de poder deixar seu bebê estressado.

Como dissemos, cada criança tem seu tempo e você precisa respeitá-lo. Ele pode desfraldar hoje ou daqui um mês, independentemente do tempo, você precisa ter paciência e continuar incentivando ele durante todo esse tempo.

O importante é você estar sempre ali, ajudando-o, auxiliando e, consequentemente, o desfralde irá acontecer naturalmente.

Passo a Passo na hora de tirar seu filho das fraldas
Desfralde: Como tirar a fralda do bebê – O Guia Completo

Leave a Reply

Your email address will not be published / Required fields are marked *

como desfraldar