Qual a Melhor Idade Para Tirar a Criança das Fraldas

Qual a Melhor Idade Para Tirar a Criança das Fraldas?

Desde o nascimento até uma certa idade, o bebê passa por diversas fases de desapego, o peito, depois a mamadeira, a chupeta, mudar de berço para a cama e finalmente abandonar as fraldas para conseguir ir no banheiro sozinho.

Esse é quase um passo de independência para criança e até para os pais, principalmente para a mãe que terá mais tempo livre.

Mas a questão é: qual a melhor idade para tirar criança das fraldas?  Essa é uma fase importante e deve ser pensada com cuidado, isso porque se você acabar tirando a fralda da criança cedo demais você vai acabar se frustrando ou prejudicando a saúde do seu filho.

Sem contar que uma criança muito nova ainda não tem controle dos músculos que controlam a saída do cocô e do xixi. E ao forçá-la a se acostumar a ficar sem fralda cedo demais pode causar problemas na criança, como intestino preso ou infecção urinária.

Idade para tirar a criança das fraldas

Na verdade, a melhor idade para tirar criança das fraldas é uma variante de criança para criança, mas para alguns especialistas a melhor fase para se fazer isso começa aos 18 meses até 2 anos e meio, não antes disso. Normalmente é nessa fase que a criança começa a ter a noção que ela tem uma bexiga.

Mas além da idade em si os pais precisam ficar atentos há alguns detalhes, como se a criança consegue expor a vontade de ir ao banheiro ou consegue tirar a própria roupa. A criança também precisa conseguir ficar mais de 5 minutos sentada.

Alguns sinais a ser observados

Claro que o desenvolvimento varia de criança para criança, por isso pode ser que a idade não seja, exatamente, o guia absoluto para tirar ou não a fralda da sua criança, por isso você pode observar alguns sinais que o próprio bebê dá dizendo que está pronto para ser mais independente quando o assunto é suas necessidades básicas.

Um desses sinais é quando a própria criança avisa aos pais que está fazendo xixi ou cocô ou que sujou a fralda. Outro sinal é quando ele ou ela se interesse pelo o que os pais vão fazer no banheiro.

Para que a transição tenha sucesso, os pais precisam explicar exatamente como acontece esse processo, além de acostumar a criança ao penico e posteriormente a privada e, finalmente, quando a criança conseguir passar boa parte do dia seca, você pode tirar a fralda totalmente.

Quando isso acontecer é importante que você respeite o momento de a criança ir ao banheiro, nunca adie a ida ao banheiro depois que a criança expressar sua vontade. Aliás, não esqueça de perguntar sempre se ela está com vontade de ir ao banheiro, não fique esperando apenas que ela indique que está com vontade de ir.

O tempo de adaptação total da criança sem fralda leva de 5 a 6 meses.

Como dito, a idade certa vai variar de criança para criança, basta ficar atento aos sinais que o seu filho está dando e você saberá exatamente qual é o momento certo para dar adeus às fraldas.

Por Que Não Usar Fraldas de Treinamento (Fralda Noturna)
Passo a Passo na hora de tirar seu filho das fraldas

como desfraldar