como desfraldar o bebe

Passo a Passo na hora de tirar seu filho das fraldas

Poucas coisas na vida são tão belas como colocar uma criança no mundo. Pais e mamães ficam satisfeitos ao verem o desenvolvimento dos seus rebentos e apoiam suas conquistas. Ainda bebês, uma das primeiras vitórias da criança, além de aprender a falar e andar, é o ator de fazer as necessidades sozinho.

Porém, alcançar essa independência não é tarefa fácil e requer bastante dos pais de primeira viagem e até de quem tem mais experiência, afinal, cada criança apresenta suas particularidades. Por essa razão existe a necessidade de se seguir dicas para desfralde da criança.

Apesar de não ser simples, ensinar a criança a abandonar as fraldas não é impossível. E para ajudar aos pais, aqui vão algumas dicas para desfralde, que prometem facilitar essa tarefa e te deixar mais seguro na hora de apoiar seu filho a dar mais esse grande passo.

Como saber se a criança está pronta?

Antes iniciar o processo de ensinar a criança, uma das dicas para desfralde mais importantes é entender se seu filho está pronto para passar por essa grande mudança. Não existe uma idade certa para isso, mas especialistas no assunto acreditam que em torno de dois anos as crianças estão mentalmente preparadas, pois é nesse período que elas normalmente compreendem a evacuação, tendo consciência de que produzem xixi e cocô.

Porém, mais importante que pensar em uma idade, o principal fator a se considerar na hora de determinar se o seu filho está pronto para ficar sem fraldas, são os sinais comportamentais que ele transmite. Entre eles, atente para o incomodo que a criança apresenta quando faz as necessidades.

Se ela se incomoda com a sujeira e fica desconfortável enquanto evacua, algumas ficam abaixadas, como se tivessem sobre o vaso sanitário, quer dizer que ela está pronta para o desfralde.

Perceba a quantidade de xixi e cocô que ela faz por evacuação. Se ela fizer pequenas porções ao longo de todo dia, é melhor esperar até que ela consiga fazer tudo de uma vez só. Também vá testando o comportamento dela com calcinhas ou cuequinhas, mesmo que ela use fralda, para compreender se há rejeição a peça.

Passo a passo: dicas para desfralde

Se o seu filho atende aos critérios listados acima e está pronto para iniciar a fase do desfralde, o primeiro passo é que você retire a fralda da criança pela manhã. No princípio ele não estará pronto para passar a noite desprotegido, então aproveite o máximo de tempo do dia a seu favor, nessa fase de adaptação. Durante a manhã o bebê estará mais calmo, porque acabou de acordar, então dê nele o seu banho matinal e deixe-o livre das fraldas.

Coloque no seu bebê uma calcinha ou cuequinha, para que ele se acostume a peça sem a fralda. E então explique para ele que em caso de sentir vontade fazer xixi ou cocô, deve pedir sua ajuda e não sujar a roupa. Isso porque ele não deve ir ao banheiro sozinho enquanto ainda está aprendendo. Nesse momento é muito importante usar de expressões comuns a criança, para que ela de fato entenda o que você está ensinando.

Tente colocar o vaso sanitário como algo comum a sua realidade, porém, uma das dicas para desfralde é usar o peniquinho, no caso dela achar o vaso algo assustador. Independentemente do que ela escolher, explique a funcionalidade, coloque ela no lugar e diga abertamente do que se trata, com a linguagem mais simples possível.

Em casos de acidentes, em que a criança faça as necessidades fora do vaso sanitário ou peniquinho. Não se zangue com ela, apenas a corrija e volte a explicar tudo, pedindo para que ela peça sua ajuda na próxima vez. Se necessário, tente outra abordagem, encene com os brinquedos favoritos dela, para que ela entenda melhor.

Com as dicas de desfralde colocadas em prática, e aceitação do seu filho ou filha, chega a etapa mais difícil, retirar a fralde no período noturno. Aqui cabe doses maiores de paciência, nada impossível para pais que se importam com o desenvolvimento de qualidade de suas crianças.

Qual a Melhor Idade Para Tirar a Criança das Fraldas?
Quando Tirar a Fralda Noturna

Leave a Reply

Your email address will not be published / Required fields are marked *

como desfraldar