quando desfraldar o bebe

10 Dicas Preciosas Para o Tirar as Fraldas do Bebe

A maioria dos homens e mulheres que são pais de primeira viagem ou não, sabem que existem momentos delicados na vida de uma criança. A primeira febre, o primeiro dia no berçário, entre outros momentos relacionados a isso que exigem mais desempenho dos pais do que dos próprios bebês.

Um desses momentos delicados da vida da criança é o desfralde, que põe fim a um ciclo e, logicamente, dá início a outro.

Fato é que nem sempre é fácil para os pais lidar com essa mudança, porque, embora o desfralde seja um grande passo em direção à autonomia, não é toda criança que se adapta à essa nova etapa com rapidez.

Foi pensando nisso que, hoje, vamos te dar dez dicas preciosas para o processo de desfralde, fique de olho!

1. Seja gradual

Não adianta querer retirar a fralda logo de uma vez, porque você só vai se decepcionar. Esse processo tem que ser feito gradualmente. Vá suspendendo uma fralda por vez, ou melhor, um período de uso de fraldas por vez.

Essa é a melhor estratégia para pais que trabalham e precisam deixar os filhos sob os cuidados de outra pessoa.

2. Tenha paciência

Você precisa entender que acidentes vão acontecer todo o tempo. Mesmo! E não existe nada de anormal nisso, já que a criança ainda é muito pequena para ter noção de que precisa fazer suas necessidades no vaso sanitário, então, releve.

3. Vista seu filho com roupas “fáceis”

A etapa do desfralde costuma vir cheia de surpresas, se é que me entende. Por isso, evite colocar roupas difíceis de serem tiradas na criança. Evite macacões e peças do tipo.

4. Qual fralda devo retirar primeiro?

Recomenda-se que os pais retirem primeiro a fralda diurna, porque a noturna iria tornar as noites de sono dos pais um pouco mais complicadas.

5. Incentive seu filho

Pode não parecer, mas a criança sabe que fez algo certo ou errado mediante à reação de quem está em volta. Por isso, sempre que seu filho fizer as necessidades no banheiro, faça um elogio.

6. Estabeleça o diálogo

Uma criança pode ter vergonha de dizer que está com vontade de ir ao banheiro, por isso, pergunte sempre se ela quer fazer xixi ou cocô.

7. Seja pedagógico

Faça com que a hora de ir ao banheiro, no começo, seja algo divertido. Utilize estratégias como contar historinhas etc., para que seu filho veja graça e tome aquilo como hábito.

8. Ensine que primeiro, é sentado

Como as crianças ainda não tem controle das necessidades, as vezes o xixi pode vir acompanhado do cocô, por isso, ensine que é preciso as necessidades sentado.

9. Explique a situação

É legal alertar a criança sobre o processo de desfralde, explicar que um dia ela deixará as fraldas e tudo mais. Isso prepara a criança para quando o momento chegar, tornando um pouco mais fácil.

10. Descubra agora se chegou a hora de abandonar de vez as fraldas

E para te ajudar ainda mais com esse processo de desfralde, você pode aproveitar o e-book “Descubra agora se chegou a hora de abandonar de vez as fraldas”, que te dá as melhores dicas e o melhor de tudo, é completamente gratuito.

Não precisa ter medo de quando chegar a hora do desfralde. Siga nossas dicas e, quando você piscar, toda essa fase já terá passado.

posso tirar as fraldas

Como Saber se Meu Bebe Está Pronto Para Desfraldar
Os 10 Erros Mais Comuns na Hora de Tirar a Fralda das Crianças

como desfraldar